A Black Friday 2019 será no dia 29/11/19 e muitas lojas (físicas e virtuais) já estão se preparando para a data. Mas se você ainda não pensou numa estratégia não tem problema! No nosso artigo você vai ver dicas que, com certeza, vão te ajudar a se preparar para a data mesmo de última hora!
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1 – Crie ofertas reais para o dia
Uma das principais reclamações dos lojistas é de que o público não acredita nas promoções de Black Friday. E o principal motivo para isso é que muitas promoções para a data são enganosas, o que faz o consumidor ficar desacreditado nas promoções desse dia.
Uma ótima maneira de driblar essa dificuldade é criar descontos e promoções verdadeiras para a data. Nada de aumentar o preço semanas antes. As pessoas já não caem mais nessa.
As ofertas que você pode criar são inúmeras! Deixe a criatividade fluir. Você pode oferecer descontos em produtos específicos, descontos progressivos na compra de mais itens, frete grátis ou brindes.
Porém, avalie bem qual vai ser sua margem de lucro com as ofertas: o negócio tem que ser bom para as duas partes, ou seja, você não deve ficar no prejuízo.
2 – Prepare sua equipe
Nos casos das lojas físicas, é essencial que os vendedores tenham um bom conhecimento sobre os produtos oferecidos. Sem contar que um ótimo atendimento pode ser fator determinante para que o cliente escolha a sua loja em vez da concorrência!
3 – Fique de olho no Estoque
Independentemente de você ter uma loja física ou virtual, é importante preparar seu local de vendas. Confira se seu estoque é capaz de atender a demanda extra para a data.
Não frustre seu cliente! Você pode perder boas oportunidades de vendas (inclusive futuras) se seu produto esgotar muito rápido. Uma dica é ver com seus fornecedores se eles terão mais produtos disponíveis para entrega na data estipulada.
4 – Prepare seu Site
A Black Friday é um ótimo evento para aumentar as vendas online. Na verdade, é o ambiente online que mais se favorece com a data! Por isso, certifique-se de que seu site estará preparado para atender o aumento da demanda.
É importante verificar algumas coisas:
- A sua hospedagem está dentro da validade?
- Qual é o limite de tráfego do seu site? Ele será capaz de suprir o aumento no número de usuários que acessarão seu site no dia da Black Friday?
- Seu site possui certificado de segurança SSL?
- E principalmente: o sistema de e-commerce do seu site está funcionando 100%?
💡Dica: colocar um contador no dia da Black Friday indicando quantas horas faltam para as ofertas terminarem também é ótimo para criar sensação de urgência. Você também pode criar uma landing page para o (s) produto (s) em promoção (ões) que você quer vender mais na data para facilitar o acesso e, consequentemente, as vendas.
5 – Faça pré e pós ofertas
Oferecer descontos e criar ofertas antes da Black Friday é uma ótima maneira de aquecer as vendas antes do grande dia. E criar promoções depois da Black Friday também pode ser uma ótima ideia para aumentar as vendas. Afinal, algumas pessoas podem, por algum motivo, perder a data da promoção.
Só não se esqueça de avisar seu cliente sobre as ofertas. Você pode fazer isso por e-mail, anúncios, publicações nas redes sociais, whatsapp.
6 – Faça campanhas de E-mail Marketing
Assim como é importante criar ofertas reais para a data, é fundamental ter uma estratégia de divulgação para essas promoções. E o e-mail é um dos melhores canais para uma empresa se comunicar com o consumidor.
Essa ferramenta de marketing é poderosa, pois permite uma interação direta com o usuário, proporcionando uma sensação de proximidade muito eficaz. Assim, pode ser fundamental na divulgação das ofertas da Black Friday 2019!
➡️ Saiba mais sobre campanhas de e-mail marketing
(Blog da Digimeta)
Para gerar impacto na sua divulgação, você pode criar múltiplos e-mails e dispará-los semanalmente (por exemplo) avisando seus contatos sobre seus descontos e promoções para o dia. Assim, você vai criar no usuário a sensação de expectativa e ele também já vai poder se programar para aproveitar suas ofertas!
7 – Anuncie nas Redes Sociais
Anunciar nas redes sociais é uma ótima estratégia e vai ajudar também quem deixou para pensar na Black Friday 2019 na última hora. Aproveite ao máximo os recursos orgânicos (não pagos) como os stories do Facebook e do Instagram para divulgar para as pessoas que já curtem sua página ou seguem seu perfil.
Mas também não deixe de investir em anúncios pagos e segmentados com um público que tenha mais chances de se interessar por seus produtos!
💡 Dica: além de caprichar na oferta, capriche na imagem de divulgação para atrair a atenção das pessoas. Você também pode aproveitar que está perto do dia da oferta para criar um senso de urgência nas pessoas. Expressões como “últimas peças”, “só nessa sexta” e “promoção válida por apenas 6 horas” são ótimas para isso.
Se você tem uma lista de contatos por whatsapp, também vale apostar nesse canal de comunicação direto e rápido com o cliente, principalmente se deixou para divulgar suas ofertas muito próximo da data.
8 – Faça campanhas de Remarketing e Retargeting
Esses dois tipos de anúncios são interessantes e, com certeza, serão de grande ajuda para quem deixou as ações da Black Friday para a última hora. Tanto o remarketing como o retargeting serve para fazer marketing novamente para uma mesma pessoa. Afinal, nem todo mundo fecha a compra quando vê o anúncio pela primeira vez!
Com o remarketing você pode atrair aquela pessoa que colocou seus produtos no carrinho mas não finalizou a compra. Enviando um e-mail marketing com desconto para esses produtos, fica praticamente impossível que ela se recuse a fechar a compra!
Já com o retargeting, você pode mostrar anúncios pagos do Google segmentados em locais estratégicos de páginas online para usuários que já interagiram com a marca em algum momento.
9 – Crie ofertas exclusivas para clientes fiéis
A fidelização de clientes é tão importante quanto a conquista de novos clientes. Que tal pensar em promoções exclusivamente para atender quem já compra com você?
10 – Avalie o resultado
Os dados não devem deixar de ser observados. Por exemplo: quais foram os produtos que sua loja vendeu mais na Black Friday do ano passado? Teve alguma condição ou meio de pagamento que favoreceu as vendas?
Analisar os dados também ajuda a abandonar ideias que não trouxeram retorno no passado! Ah, e não se esqueça de analisar os dados após a Black Friday 2019, para poder se preparar para a Black Friday 2020!
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