Hoje em dia, com a possibilidade de acessar qualquer conteúdo de qualquer lugar pelos dispositivos móveis, os usuários esperam resultados cada vez mais rápidos para suas buscas. E o AMP Google já é um recurso utilizado pelo buscador para suprir essa demanda.
Agora, o Google anunciou oficialmente o AMP para e-mail, que promete facilitar ainda mais a vida dos usuários. Com a ferramenta, será possível navegar em sites sem sair da mensagem do e-mail! Veja abaixo o que isso significará para sua estratégia de e-mail marketing.
Você pode querer ler também:
➡ Se as Redes Sociais acabassem, seu negócio continuaria vendendo?
➡ Como usar estratégias de marketing em datas comemorativas?
➡ O que é Transformação Digital?
O que é AMP Google?
O recurso AMP (Accelerated Mobile Pages) é algo que existe no Google já há algum tempo e é utilizado por dezenas de milhões de domínios. Essa tecnologia tem por objetivo melhorar a velocidade de carregamento de sites em dispositivos móveis (como celular e tablet). O AMP permite uma entrega extremamente rápida: as páginas são carregadas em até 1 segundo.
Você mesmo já deve ter aberto uma notícia no seu celular diretamente de uma página de pesquisa do Google que levava a uma versão AMP dessa história, carregada diretamente na mesma guia, em vez de abrir uma nova aba.
Tudo isso faz parte da política “mobile first” (mobile em primeiro lugar) que o Google vem adotando há alguns anos, priorizando sites responsivos nos seus resultados de busca!
➡ Descubra por que toda empresa deve ter um site responsivo
Lançamento AMP para e-mail
Desejando expandir essa tecnologia para outras ferramentas, após mais de um ano de testes, o Google anunciou oficialmente o recurso AMP para seu serviço de e-mail, o Gmail.
Na prática, o AMP vai permitir que um e-mail tradicional se torne mais interativo e dinâmico. Será possível enviar conteúdo de qualidade interativo nas mensagens, sem exigir que os usuários saiam da caixa de entrada para acessá-las! Inclusive, o conteúdo poderá ser atualizado em tempo real!
Ou seja, poderão ser enviados produtos que podem ser comprados, questionários para serem preenchidos e compromissos que poderão ser agendados. Tudo sem a necessidade de clicar em um link e abrir outra página do navegador para fazer!
Alguns dos exemplos utilizados pelo Google na divulgação desse projeto incluíram e-mails do Pinterest, que permitiam que os usuários salvassem itens diretamente no e-mail! Com o recurso, também será possível navegar em quartos de hotel de dentro de um e-mail. Ou manter guias em um tópico de comentários que fica atualizado diretamente na sua caixa de entrada (como no próprio Google Docs, no qual hoje chegam alertas para cada comentário realizado).
De acordo com o Gmail, a ferramenta é vista como uma grande evolução após décadas em que os e-mails permanecem no mesmo formato. Com mensagens estáticas e só como um apoio para a realização de tarefas mais complexas (como clicar em um link de direcionamento para um site).
O lançamento inicial abrangerá apenas os e-mails visualizados em um navegador da web. Também terá suporte para o Gmail para celular em breve. Mas, aparentemente, no futuro, os e-mails com AMP também serão suportados não apenas pelo Gmail, mas também pelo Outlook, Yahoo! e Mail.Ru.
O que isso significa para Minha Estratégia de E-mail Marketing?
A velocidade de abertura é algo tão importante no e-mail marketing quanto em sites. Sem contar que com mensagens interativas, os e-mails se tornarão ainda mais personalizados (qualidade já tão conhecida dos e-mails marketing).
➡ Veja porque o E-mail Marketing é um investimento baixo de alto retorno
Com esse recurso será possível, por exemplo, que o usuário navegue por um catálogo de produtos e faça suas compras sem sair da mensagem recebida. E, quanto mais rápido seu conteúdo abrir e quanto mais fácil de visualizar essa mensagem, maiores as chances de fisgar o usuário instantaneamente!
Quer conhecer novas oportunidades nesse mar competitivo da internet? Entre em contato com nossa equipe e rume na direção certa: