Algumas datas comemorativas possuem grande apelo comercial, como a Black Friday e o Natal. Assim, é fundamental planejar estratégias de marketing eficientes para essas datas – principalmente num ambiente concorrido como a Internet! Continue a leitura e veja maneiras de usar as datas comemorativas a favor dos seus negócios!

 

 

Leia depois:

O Que é Sazonalidade e Como Ela Afeta as Vendas?

Como Usar a Experiência do Usuário Para Vender Mais?

Transformação Digital: Por Que é Tão Importante se Adaptar?

 

 

É importante criar estratégias de marketing eficientes para vender mais em datas comemorativas.

 

 

Escolha as Melhores Datas Comemorativas

 

 

Antes de mais nada, é preciso definir quais datas comemorativas são estratégicas para seu negócio. Afinal, cada empresa tem um perfil e um público-alvo!

 

Forçar uma ligação entre a data comemorativa e o seu produto pode significar desperdício de tempo e dinheiro! Por isso, é fundamental escolher as “datas certas”, levando em consideração seu público e produto.

 

Descubra como a Sazonalidade pode interferir nas vendas

 

Algumas datas costumam gerar um grande aumento no consumo – como o dia das mães, Black Friday e o Natal. A Black Friday, por exemplo, é uma data que tem bastante força no comércio eletrônico. Só em 2017, a data gerou R$ 2,1 bilhões de faturamento em vendas pela internet!

 

 

Algumas datas comemorativas, como a Black Friday, geram muito faturamento - principalmente no comércio eletrônico!

 

 

Sua empresa também pode promover ações em outras datas populares. Como o dia internacional da mulher (08/03), dia dos namorados (12/06) e dia dos pais (2º domingo de agosto), por exemplo.

 

O fundamental é ficar de olho nas datas que possam ser estratégicas para o seu nicho de mercado. Assim, sua empresa será capaz de criar campanhas eficazes e lucrativas. Outras datas comemorativas que podem ser estratégicas: páscoa, dia internacional da felicidade (20/03), dia do cliente (15/09), cyber monday (a segunda-feira após o dia de ação de graças dos EUA).

 

 

Planeje-se com Antecedência

 

 

Depois de identificar as melhores datas comemorativas para sua empresa, o ideal é planejar as ações com antecedência! Assim será possível executar tudo com tempo e planejamento financeiro. Campanhas feitas em cima da hora podem sair mais caras e ainda gerar uma demanda de trabalho para a qual sua equipe não estará preparada no momento!

 

 

Se preparar com antecedência para promover campanhas de marketing em datas comemorativas é essencial para fugir da dor de cabeça!

 

 

Sem contar que com tempo você será capaz de atrair mais clientes. Afinal, eles poderão se preparar para aproveitar suas ofertas. Sua equipe também poderá se organizar para atender o aumento da demanda nesses dias.

 

 

Estabeleça as Condições Comerciais

 

 

Sem oferecer um benefício especial (e real), será difícil atrair clientes e aumentar as vendas. O público, na verdade, já espera alguma vantagem nas compras em datas comemorativas.

 

Esse benefício pode vir de diversas maneiras: descontos em determinados produtos, brindes, frete grátis. Sua empresa também pode realizar concursos e sorteios nessas datas especiais. Aqui vale usar a criatividade!

 

 

Estabeleça um benefício especial e real para os clientes comprarem em datas comemorativas.

 

 

Identifique o que será mais atraente para seu público-alvo e, ao mesmo tempo, conheça seus custos para não ficar no prejuízo. Muitos empresários saem ofertando desconto, frete grátis, e só quando chegam as contas dos fornecedores, descobrem que aquele lucro na verdade se tornou um grande prejuízo!

 

 

Defina as Melhores Estratégias de Marketing para as Campanhas

 

 

Cada canal digital possui características diferentes e, muitas vezes, que se complementam. As opções são diversas, como as redes sociais, e-mail marketing,  e anúncios pagos no Google e Facebook. Sua empresa também pode – e na verdade deve –  investir em mais de uma estratégia ao mesmo tempo, aumentando as chances de obter sucesso!

 

Conheça as Principais Estratégias do Marketing Digital

 

Em casos de lojas virtuais (ou de lojas físicas que também vendem online), é necessário preparar o site para receber os visitantes (e possíveis compradores). Confira se não há algum problema no seu site que dificulte ou impossibilite o fechamento da compra pelo consumidor.

 

 

Defina as melhores estratégias de marketing digital para que sua empresa venda mais e atraia potenciais clientes em datas comemorativas.

 

 

Garanta ainda que os produtos expostos na página inicial estejam de acordo com a data comemorativa do momento. Também se certifique de que as descrições dos produtos são atrativas e convencem o cliente de que seu produto é a melhor opção de compra para ele. O importante é proporcionar ao usuário a melhor experiência, incentivando-o a decidir pela compra!

 

Depois que a campanha estiver finalizada, não se esqueça de analisar os resultados obtidos com ela. Saber o que funcionou e o que não deu certo é fundamental para aprimorar futuras ações nessas datas comemorativas!

 

 

Tenha Auxílio Profissional

 

 

Una todo o conhecimento sobre seu produto que só você tem e a expertise em marketing digital dos profissionais de uma agência. Essa é a fórmula perfeita para conquistar resultados muito melhores e ter sucesso nas vendas!

 

 

Una todo o conhecimento que você tem sobre seu produto com toda a expertise de profissionais de marketing e crie campanhas eficientes o ano inteiro - e não só em datas comemorativas.

 

 

A Digimeta é uma agência de marketing digital que ajuda seu negócio a promover campanhas eficazes de marketing o ano todo!

QUERO ALAVANCAR AS VENDAS DO MEU NEGÓCIO!

« voltar topo ↑