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Cada dia mais as empresas estão percebendo que é necessário anunciar na internet. Mas ainda existe muito dono de empresa que não sabe nem por onde começar, pois não tem muita intimidade com o mundo digital!

Esse é seu caso? Então confira abaixo um guia de primeiros passos: são dicas pra fazer sua marca aparecer na web sem precisar de uma agência de marketing digital.

 

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como anunciar na internet

Antes de tudo: o que é um canal digital?

 

Você já deve ter ouvido o termo “canal digital”. Esse é um conceito importante para quem quer anunciar na internet. Para compreender o que ele significa, compare com a televisão. Cada canal de televisão tem um público específico. Por exemplo, as pessoas que assistem TV Cultura são diferentes das pessoas que assistem SBT. Certo?

 

Na internet acontece exatamente a mesma coisa! Cada canal digital agrupa um conjunto específico de atividades e interesses. Os canais digitais mais usados são a pesquisa do Google e o Facebook (existem muitos outros ainda, como o Linkedin, o Instragram, o Youtube, etc.)

 

O importante é você perceber que as atividades desenvolvidas em cada um desses canais são muito diferentes. No Google a gente sempre procura a resposta para um problema. Já no Facebook a gente procura novidades sobre os amigos, notícias ou entretenimento.

 

Mas então, como saber por qual canal digital começar?

 

 

Comece a anunciar na internet pelo canal que os seus clientes mais usam!

 

Você conhece bem o seu negócio e os seus clientes, certo? Então use esse conhecimento pra construir uma estratégia inteligente de marketing digital. Você deve alcançar as pessoas que se interessam em comprar seu produto ou serviço! Por isso, antes de começar a anunciar na internet, você deve identificar com cuidado o canal digital onde seus clientes estão. Confira abaixo alguns exemplos práticos.

 

Exemplo 1: seu negócio serve almoços rápidos e sofisticados. Nesse caso, o mais aconselhável seria começar a anunciar no Facebook (pois esse é um espaço digital onde os clientes podem recomendar seu restaurante para outros amigos, compartilhar fotos de pratos, etc.)

– DICA: além de postar imagens dos pratos, seu negócio também pode explicar como as receitas são feitas ou quais ingredientes são usados. Ao ver esses conteúdos no Facebook, os clientes interessados com certeza vão até o restaurante ou, no mínimo, eles vão se lembrar do nome da sua marca.

 

Exemplo 2: seu negócio faz reparos 24h em canos entupidos. Nesse caso, você deveria começar a anunciar através da pesquisa do Google (pois os seus clientes vão procurar no Google uma solução para o problema deles, no caso, uma desentupidora).

– DICA: deixe o telefone da sua empresa e um formulário de contato bem visíveis. Quanto mais rápido seu cliente conseguir entrar em contato com você, maiores as chances de sua empresa ser contratada.

 

 

Como anunciar no Facebook?

 post orgânico e anúncio pago no facebook

 

Fazer sua marca aparecer no Facebook é muito fácil! Em primeiro lugar, seu negócio deve criar uma página (ou fanpage). Lembre-se de nunca usar um perfil, que é exclusivo pra pessoas físicas e proibido pra fins comerciais.

 

Em seguida, o seu negócio vai precisar criar uma estratégia para conquistar novos fans (que são as pessoas que verão as postagens da página). Você pode enviar convites para as pessoas que já são clientes, pedindo que elas recomendem seu negócio a outros amigos através da rede social.

 

Além disso, também é possível fazer anúncios pagos para captação de curtidas no Facebook. Assim a sua mensagem vai aparecer para novas pessoas, estimulando-as a seguir a sua página.

 

 

Como anunciar no Google?

 

Existem duas maneiras de aparecer nas pesquisas do Google. A primeira delas é gratuita (chamada de busca orgânica), a segunda é paga (chamada de links patrocinados ou anúncios pagos).

busca orgânica e anúncios pagos no Google

 

 

1 – Como aparecer na busca orgânica do Google

 

Esses são os resultados que o Google mostra de forma gratuita de acordo com o termo digitado. Por exemplo, você digita ‘pizzaria em sp’ e, em seguida, a ferramenta mostra várias páginas correspondentes a esse termo.

 

IMPORTANTE: para aparecer na busca orgânica você precisa ter, no mínimo, uma página na internet.

 

Sua empresa não tem um site? Em geral os sites criados por ferramentas gratuitas não aparecem em boa posição no Google – exceto nos casos em que certa palavra-chave tem baixa concorrência, o que é difícil de acontecer. Por isso, é recomendável que sua empresa invista em um site profissional, construído para aparecer em boa posição nas buscas.

 

Sem orçamento pra construir um site de qualidade? Então cadastre sua empresa em guias locais, como o TatuíFácil. Assim você terá uma página na internet de forma gratuita e seu negócio vai começar a aparecer nas buscas do Google.

 

 

2 – Como fazer anúncios Pagos no Google

 

Também é possível pagar para que o Google mostre um anúncio da sua empresa. Essa é uma ferramenta muito usada pelas empresas que procuram resultados imediatos na internet.

 

O anúncio da sua empresa aparece no cabeçalho ou no fim da página do Google, sempre identificado com a palavra “anúncio”. Em geral, você paga apenas quando o internauta clica e navega no seu site (ou faz uma ligação direta pra sua empresa).

 

 

Agora você já sabe como começar a anunciar na internet! Você mesmo pode pôr em prática as dicas acima. Se você busca um serviço profissional, entre em contato com a Digimeta, somos uma agência de marketing digital especializada em usar a internet para encontrar novos clientes para sua empresa.

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