Coronavírus: o Marketing Digital como aliado na crise

Coronavírus: o Marketing Digital como aliado na crise

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, já começou a trazer impactos econômicos e incertezas ao setor empresarial (principalmente pequenas e médias empresas). Porém, apesar de toda a situação ser preocupante, não é necessário desespero, mas sim ajustes.

 

Em momentos de crise, é fundamental tomar decisões rápidas e assertivas. No atual cenário, a tecnologia se mostra uma aliada mais do que necessária para ajudar empresas a passar pela crise da covid-19 

 

Assim, traçando algumas estratégias de marketing digital será possível reduzir consideravelmente os impactos negativos da crise no longo prazo!

 

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Descubra como o marketing digital pode ajudar sua empresa durante a crise do coronavírus.

 

O impacto do coronavírus na Economia

 

Muitos empresários estão preocupados – e com razão – sobre o impacto econômico que o novo coronavírus trará para o mercado. Uma crise sempre traz instabilidade e incita tomada de decisões rápidas e assertivas. O que é essencial para a sobrevivência do empreendimento a curto e a longo prazo!

 

Alguns estudos publicados recentemente já mostram os efeitos que a crise do coronavírus vem trazendo para diferentes mercados. Alguns segmentos, como o de eletrônicos, já mostram uma baixa nas vendas.

 

Já os de serviços essenciais mostraram aumento nas vendas online. É o caso de supermercados e de e-commerces de itens de saúde, como vitaminas e higiene. 

 

É normal a queda no número de clientes e de vendas nesse momento, ainda mais se o produto ou serviço que você vende não esteja relacionado aos itens essenciais. O que se pode fazer é procurar alternativas de amenizar os efeitos negativos que a crise pode causar e principalmente se preparar a longo prazo.

 

Quarentena: Isolamento social e Internet

 

Com o isolamento social adotado como medida preventiva e boa parte do mundo em quarentena, a Internet se tornou uma ferramenta de suma importância.

 

Ela vem sendo utilizada como meio de trabalho para funções que podem ser executadas de modo remoto – e que continuam movimentando a economia.

 

 

Na crise causada pelo novo coronavírus, a Internet ajuda no trabalho home office.

 

 

Agora, mais do que nunca, a Internet também é o recurso utilizado para aplacar a saudade de pessoas queridas. E, como não seria diferente com o receio cada vez maior de sair de casa, é um meio de compra de produtos e serviços.

 

Apesar do digital já estar inserido em praticamente todos os setores das vidas das pessoas, muitos empresários ainda não tinham dado a devida atenção ao potencial de vendas que o online proporciona.

 

Porém, agora muitos varejistas, que precisam ficar com suas lojas físicas fechadas por causa dos decretos de quarentena, veem a Internet como primordial para continuar vendendo!

 

Como usar o Marketing digital no combate à crise?

 

Mas, de que forma o digital pode ajudar sua empresa a aplacar possíveis prejuízos com a crise do coronavírus? Deixamos abaixo algumas estratégias que, se traçadas com assertividade e qualidade, vão ser de grande auxílio para sua empresa de curto a longo prazo. Afinal, a crise vai passar e quando ela passar, será necessário estar preparado!

 

E-commerces e serviços de delivery

 

Com o fechamento de comércios e outras medidas de isolamento social, as lojas online e os serviços de delivery se tornaram excelentes alternativas de venda. Mas é preciso contar com um e-commerce funcional e prático, com opções de pagamento e boas fotos do produto para conquistar os clientes.

 

 

Na crise do coronavírus, e-commerces e serviços de delivery são ótimas maneiras de vender online.

 

 

Veja como ter um Loja Virtual de Sucesso

(Blog da Digimeta)

 

Voucher de compra antecipada

 

É natural que haja queda nas vendas e número de clientes neste momento. E, para minimizar isso, uma estratégia que algumas pequenas e médias empresas vêm adotando é a de venda antecipada de um voucher do serviço.

 

O cliente paga agora, mas desfrutará do serviço adquirido quando tudo isso passar. E a empresa garante a verba que precisa para suprir seu orçamento (ou para não o prejudicar muito).

 

Anúncios em redes sociais

 

Como as pessoas estão passando mais tempo em casa, é normal que elas acessem ainda mais a internet. Dessa forma, direcionar anúncios focados para seu público-alvo anunciando seu e-commerce, serviço de delivery ou voucher de venda antecipada é uma excelente estratégia para esse momento.

 

Trabalhe o relacionamento com atuais clientes

 

As próximas semanas e, provavelmente, os próximos meses serão difíceis para todos. Por isso, a forma como você gerencia o relacionamento da sua empresa com seus atuais clientes farão muita diferença.

 

Criar uma campanha de e-mail marketing para esses clientes é uma excelente ideia para engaja-los com sua marca.

 

Produza conteúdo focado no futuro

 

 

Mulher relaxando na piscina. Uma ótima imagem para empreendimentos de lazer produzir conteúdo na crise causada pela covid-19.

 

 

Publique posts em redes sociais, artigos em blogs ou envie campanhas de e-mail marketing focadas no futuro. Se você tem um hotel ou outro empreendimento relacionado a lazer, você pode despertar o interesse do público em conhecer seu negócio quando essa crise passar.

 

Como será depois do Coronavírus?

 

Uma das principais reflexões que surgiram com essa crise é como serão as coisas depois que ela passar. Teremos uma vida normal de novo? Os hábitos dos consumidores vão mudar?

 

A resposta para essas duas perguntas é a mesma: sim. Teremos uma vida normal de novo, mas a questão é que não sabemos quando nem o que significa esse “normal”.

 

Em relação aos hábitos dos consumidores, eles já estão mudando. Mais pessoas vendo e comprovando a praticidade e facilidade de compras de modo online só acelerou a necessidade de algo que já é muito conhecido pelos profissionais da área online: a transformação digital. 

 

Leia depois: O que é transformação digital?

 

De modo resumido, a transformação digital é um processo que tem a tecnologia como motor principal na otimização de diversos setores empresariais. É o que estamos vendo ultimamente com a necessidade de um serviço de delivery ou de uma loja online para continuar vendendo, por exemplo.

 

Dessa forma, é mais do que provável que os consumidores estarão adaptados – e darão preferência – a compras e outros procedimentos online.

 

 

Depois que passar a crise do coronavírus, as pessoas já estarão mais habituadas a comprar online.

 

 

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