carregando

Você não sabe se deve criar site grátis ou um site profissional? Este artigo foi feito para esclarecer todas as suas dúvidas!

 

Dependendo da sua intenção, não vale a pena pagar por esse serviço. Em outros casos, o valor do investimento pode oferecer retornos bem maiores. Descubra abaixo quando é melhor criar um site gratuito ou desenvolver um site com profissionais!

 

Você também pode gostar de ler sobre:

➡️ Como Começar a Anunciar na Internet – Guia de Primeiros Passos

➡️ 7 Dicas Para Fazer E-Mail Marketing da Maneira Correta

➡️ O Que Postar nas Redes Sociais da Sua Empresa?

 

 

Descubra a diferença entre um site grátis e um site profissional!

 

O MAIS IMPORTANTE: Qual é o Objetivo Do Seu Site?

 

Essa é a primeira coisa que você precisa ter em mente! Vai ficar muito mais fácil saber o que fazer depois de determinar com clareza o seu objetivo. Então vamos lá, veja abaixo uma lista com as principais funções de cada tipo de site:

 

Funções de um site gratuito:

 

🔹 Divulgação de pequenos eventos: como festas de casamento, de aniversário, etc.

🔹 Armazenamento de arquivos em geral: sem a necessidade de que pessoas desconhecidas encontrem esses arquivos.

🔹 Comunicação com grupos limitados de pessoas: somente para quem você envia pessoalmente o endereço do site (exemplo.com.br)

 

Funções de um site profissional:

 

🔸 Divulgação/venda de produtos, serviços e marcas: para indústrias, comércios, escolas, etc.

🔸 Maior visibilidade no Google: intenção de aparecer para os internautas que procuram termos relacionados ao site.

🔸 Comunicação com grande número de pessoas: todos que se interessam pelo assunto do seu site.

 

 

Diferenças Entre um Site Gratuito e um Site Profissional

 

Depois de determinar o seu objetivo, você deve avaliar os benefícios oferecidos por cada tipo de site! Assim você vai conseguir decidir definitivamente qual é a melhor opção para você. Pense bem na relação custo/benefício antes de fazer a sua escolha:

 

 

 

SITE GRÁTIS

 

 

SITE PROFISSIONAL

 

 

Investimento inicial

 

 

☑️

nenhum

 

valores variam

 

Tempo de criação

 

 

☑️

mais rápido

 

mais lento

 

Aparece no Google

 

quase nunca

☑️

se for bem feito

 

Suporte técnico

 

 

inexistente

 

☑️

personalizado

 

Design personalizado

 

 

limitado

 

☑️

sem limites

 

Análise de dados

 

 

imprecisa

 

☑️

detalhada

 

 

Já conseguiu descobrir qual é o melhor caso para você? Na verdade, tudo depende do seu objetivo e do orçamento disponível!

 

🔹 EXEMPLO 1: site com o objetivo de divulgar uma festa de casamento

Essa página não precisa aparecer nas buscas do Google. Se você apenas enviar um link para os convidados todo mundo já vai ficar sabendo dos detalhes da festa. Por isso, um site grátis daria conta do recado.

Você quer uma página altamente personalizada e tem orçamento para isso? Então a melhor opção seria criar um site com webdesigners qualificados.

 

🔸 EXEMPLO 2: site com o objetivo de divulgar o serviço de uma empresa de taxi

Nesse caso, aparecer nas buscas do Google é uma prioridade. Tem muita gente procurando taxistas pela internet. O site que aparecer com mais destaque terá muito mais chances de faturar mais. Por isso, a melhor opção aqui seria investir em um site profissional!

 

 

 

Como Criar Site Grátis?

 

Hoje em dia existem muitas ferramentas para a criação de sites gratuitos. Confira uma lista com as plataformas mais conhecidas no mercado.

 

WIX

É a plataforma mais famosa para criar um site grátis. O desenvolvimento é razoavelmente simples e intuitivo. No entanto, na versão gratuita, o seu site vai exibir anúncios do Wix e será obrigatoriamente hospedado no subdomínio da plataforma.

Criação de sites gratuitos pelo Wix – ir para a página da plataforma

 

Duda

A plataforma é capaz de importar o conteúdo da sua página no Facebook para criar um site gratuitamente. É fácil de usar, no entanto, está disponível apenas em inglês.

Ver mais sobre o Duda – ir para a plataforma

 

Blogger

Essa ferramenta já é um dinossauro da internet. Lançada em 1999, ela permite a fácil criação de blogs. Apesar de não oferecer todos os recursos de um site, você pode criar gratuitamente o seu próprio domínio.

Criação gratuita de blogs através do Blogger – ir para a página da plataforma

 

 

 

Quero criar um site profissional, mas não tenho dinheiro para investir!

 

 

Esse é um problema de muitas pequenas e médias empresas. Há interesse em aumentar a visibilidade na internet, mas o orçamento não deixa.

 

Nesses casos, é recomendável que a sua empresa crie um cadastro em guias locais como o Tatuí Fácil. Essas páginas costumam aparecer em boa posição no Google (dentro da região). Os planos pagos são bem mais em conta que um site. Também existe a versão gratuita.

 

 

 

Como Avaliar um Site Profissional?

 

Você deve ser cauteloso na hora de contratar uma empresa de desenvolvimento de sites! Assim como em qualquer outro segmento, existem bons e maus profissionais no mercado. Não se deixe levar por falsas promessas.

 

Já que você vai pagar, o site precisa oferecer um conjunto mínimo de vantagens. Caso contrário, vale mais a pena usar as plataformas gratuitas. Veja abaixo 5 coisas que todo site profissional precisa ter:

 

 

1- Melhor posicionamento no Google: SEO bem feito

 

Você sabe o que é SEO? A sigla vem do inglês (Seach Engine Optimization) e significa “otimização para mecanismos de busca”. O termo faz referência a um conjunto de técnicas usadas para fazer o seu site aparecer em boa posição nas buscas do Google.

Todo site profissional precisa passar por um analista de SEO, o especialista que sabe melhorar o seu posicionamento no Google!

 

2- Páginas com tempo de carregamento otimizado

Esse é um dos fatores que influenciam o desempenho do seu site. Quanto mais rápido a página for carregada, mais ela vai aparecer em boa posição nas buscas. Existem técnicas que diminuem o tamanho dos arquivos e o tempo de carregamento de um site profissional.

Um analista de SEO e um programador competente com certeza vão saber otimizar o tempo de carregamento do seu site!

 

 

3- Design responsivo: funciona em todos os dispositivos

 

Os dispositivos móveis já são responsáveis por mais da metade dos acessos à internet. Por isso, é essencial que o seu site seja compatível com todos eles – smartphones, tablets, etc. Esse também é um fator que ajuda a melhorar sua posição no Google.

Um site feito por um webdesign profissional deve abrir em todos os formatos de tela!

 

4- Layout que transmite confiabilidade

 

Um site precisa ter a comunicação visual atrativa e intuitiva. Por um lado, é preciso transmitir uma mensagem alinhada com a sua marca. Por outro lado, o seu cliente precisa achar facilmente as informações.

Os bons webdesigners são especialistas nesse trabalho! Por isso, um site feito sob medida transmite muito mais autoridade e profissionalismo para os seus clientes.

 

 

5- Ferramenta para analisar o tráfego do seu site

 

Você sabia que é possível descobrir como os consumidores se comportam no seu site? Existem ferramentas como o Analytics que medem com precisão tudo que acontece numa página. Isso é essencial para descobrir melhor o seu público e melhorar ainda mais a sua abordagem.

Um site profissional precisa ter ferramentas que medem o comportamento dos seus clientes!

 

 

 

Quanto custa para criar um site profissional?

 

Os preços para criação de sites podem variar muito. Existem alguns fatores que contribuem para essa diferença de valores:

 

Qual a qualidade da empresa de criação de sites?

 

Algumas empresas cobram valores muito abaixo do mercado. Nesse caso, pode apostar que a qualidade do serviço vai ser inferior. Avalie a relação custo/benefício! Se o seu site não possuir os cinco elementos citados no tópico acima, pode ser um mau negócio.

Quais os recursos disponíveis no site?

 

O preço de um site varia como o valor de um carro. Quer ar-condicionado e direção elétrica? O custo é maior. No caso de um site profissional, vários recursos podem encarecer: carrinho de orçamento, chat de atendimento, etc.

 

Qual o prazo de entrega do site pronto?

 

Muitas empresas de criação de sites aumentam o preço se o prazo de entrega for curto. Por isso, procure fechar contratos com o prazo de pelo menos 30 dias de entrega. Se você quiser o seu site pronto para ontem, provavelmente vai ter que pagar mais por isso.

 

 

 

Orçamento Para Criação de Sites Profissionais

 

Quer solicitar um orçamento de criação de sites em Tatuí e região? Entre em contato conosco através do formulário abaixo. A Digimeta é uma agência de marketing digital com mais de 10 anos no mercado. Somos especialistas na criação de sites profissionais de alta performance!

Please leave this field empty.

Copyright © 2017 Digimeta Internet Marketing - Agência Digital

Fale conosco! - Estamos aqui para ajudar.