A forma como acessamos a internet já mudou. Hoje a maior parte das pessoas se conecta através de dispositivos móveis – como smartphones e tablets! Os chamados sites responsivos surgiram para acompanhar essa nova realidade.
Pode ser que você nunca tenha ouvido falar no termo, mas você sabe o que é. Afinal todo mundo fica bravo quando um site não é responsivo!
Você também pode gostar de ler outros artigos relacionados:
➡️ Site Profissional ou Site Gratuito – Qual a Diferença?
➡️ Os 5 Erros Que As Empresas Cometem no Facebook!
➡️ O Que Faz Uma Agência de Marketing Digital?
O que é um site responsivo?
Segundo o Dicionário Priberam, responsivo é aquilo que responde de forma esperada ou apropriada em determinada situação.
Os sites responsivos foram feitos para se adaptar em todos os formatos de tela! Seja em um computador de mesa, tablet ou smartphone, as páginas sempre serão exibidas de maneira apropriada. Isso faz toda a diferença na hora de navegar pelo site.
Confira abaixo como é muito mais fácil visualizar o conteúdo da página responsiva (à direita):
A internet já é dominada pelos dispositivos móveis
Nos últimos 10 anos, a internet tomou conta do nosso dia a dia. Desde de então, mudanças importantes já aconteceram. Um dos fatores que mais chamaram atenção, no Brasil, foi o aumento de 389.8 % no número de usuários. Saltamos de 24,5 milhões para 120 milhões de pessoas com acesso à internet, o que representa 59% da população brasileira.
Estima-se que 88% do tráfego seja feito através de dispositivos móveis. Isto é, de cada 10 usuários, 9 acessam a internet através dos smartphones (não exclusivamente). Esse dado deve ser levado em conta pela sua estratégia de comunicação na internet! Confira o gráfico na imagem abaixo.
3 pontos negativos de um site não responsivo
Os brasileiros costumam usar a internet pelo smartphone. Por isso, olhe o que você está perdendo caso o seu site não seja responsivo!
❌ Dificuldade de acesso: o site fica extremamente mal formatado, com letras pequenas, imagens desproporcionais e com interação quase impossível.
❌ Navegação frustrada: os links costumam falhar, é preciso dar zoom na tela a todo momento e a quebra de texto se desconfigura. Ou seja, a navegação fica extremamente desconfortável.
❌ Pouco tempo na página: com uma péssima experiência no seu site, os clientes podem abandonar sua página e nunca mais voltar.
Esses são alguns fatores que prejudicam a empresa quando o site não é responsivo. Quer saber o que causa boa impressão e entrega a EXPERIÊNCIA PERFEITA?
3 pontos positivos de um site responsivo
Ter um site responsivo traz diversos benefícios para os seus clientes e para sua empresa!
☑️ Visibilidade: o Google prioriza os sites que oferecem boa experiência ao usuário. Por isso, os sites responsivos têm melhor ranking em relação aos outros sites.
☑️ Conforto: os seus clientes ficam mais tempo nas páginas que têm boa navegação. Assim a sua marca vai alcançar um maior número de pessoas.
☑️ Fácil acesso: você vai atender seus clientes 24h por dia, 7 dias por semana, nos mais diversos tipos de dispositivos. O sucesso da empresa está na forma como ela se relaciona com os clientes.
O seu site não se adapta aos diferentes formatos de tela dos dispositivos móveis? Então sua empresa precisa criar um site responsivo! Caso contrário, você estará perdendo novos clientes através da internet.
➡️ QUERO SOLICITAR UM ORÇAMENTO ONLINE – Criação de Sites Responsivos na Digimeta