Você mesmo está fazendo o gerenciamento das redes sociais da sua empresa, mas não sabe o que postar? Essa dificuldade é muito comum!
Muitos empreendedores já perceberam que as redes sociais são o lugar perfeito para criar consciência de marca (branding). Por isso, as empresas devem usar essas plataformas de maneira profissional!
Confira abaixo as regras de ouro para gerenciar conteúdo nas redes sociais de empresas. Elas se aplicam a quase todas as redes: Facebook, Instagram, Linkedin, etc.
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Evite parecer um vendedor que “empurra” coisas desnecessárias às pessoas. Ao invés de ressaltar as vantagens dos seus produtos/serviços, você deve pensar nas necessidades do seu público-alvo. A sua marca ganha confiança quando ela realmente ajuda os clientes a resolverem os problemas deles. Isso facilita muito as vendas!
- EXEMPLO: loja de carros
Quem quer trocar de carro pesquisa muito antes de fechar a compra. Por isso, uma loja de carros deve ajudar o público nessa jornada. Dentro das redes sociais, postagens como “aprenda a avaliar um carro usado” ou “as melhores picapes de até 50mil” com certeza agregam valor para o público, facilitando que eles venham a se tornar clientes.
Capriche Nas Imagens Das Postagens
Todo mundo sabe: a gente nem presta atenção na maior parte das postagens que aparecem. Principalmente no Facebook e no Instagram, os usuários primeiro olham a postagem, se a imagem interessar, aí é que o conteúdo será lido com mais calma. Por isso, é muito importante você escolher uma imagem atrativa para a postagem da sua empresa!
No gerenciamento de redes sociais você deve tomar muito cuidado com dois fatores. O primeiro é o tamanho da sua imagem! Cada plataforma exige um tamanho específico. Confira abaixo os principais tamanhos usados em cada rede:
- FORMATO DAS IMAGENS PARA O FACEBOOK
Imagem de Perfil (180 x 180)
Capa de Fanpage (828 x 315)
Foto ou Link (1200 x 630)
Vídeo (504 x 283)
Clique para ver os tamanhos de imagens para anúncios no Facebook
- FORMATO DAS IMAGENS PARA O INSTAGRAM
Foto de Perfil (100 x 110)
Postagens (1080 x 1080)
Confira os requisitos das imagens no Instagram e no Facebook
- FORMATO DAS IMAGENS PARA O LINKEDIN
Logo (110 x 110)
Banner (646 x 220)
Post (1200 x 627)
O segundo fator é a qualidade das imagens: luz, foco, fundo, tratamento de cores, etc. Vale a pena contratar um fotógrafo caso você não se dê bem com a câmera. Os seus resultados serão muito melhores com imagens profissionais!
Construa Textos Que Tenham Apelo Visual
Pela mesma razão que as imagens precisam ser atrativas, os seus textos nas redes sociais devem agradar aos olhos!
Quer dizer, a descrição dos posts deve ser o mais objetiva possível, evitando os “textões” que quase ninguém lê. Além disso, você pode usar outros recursos que tornam o texto mais atrativo: smileys, tópicos e divisão em parágrafos curtos.
Regra Dos 80/20: Não Exagere Nas Promoções
Você pode e deve divulgar ofertas e promoções pelas redes sociais No entanto, evite fazer apenas esse tipo de postagem, pois isso cansa os clientes. O ideal é que 80% dos posts agreguem valor para o público, os outros 20% você reserva para falar de produtos e promoções.
- EXEMPLO: lanchonete
As promoções de alimentos costumam dar muito certo, principalmente quando são postadas nos horários do almoço ou da janta! No entanto, uma lanchonete também pode fazer postagens sobre “como fazer a batata frita perfeita?”, “sugestões de combinação de ingredientes”, “pão francês X pão de hambúrguer – qual o mais saudável? ”, etc.
Varie os formatos das publicações
Além de textos e fotos, você também pode publicar vídeos, gifs, infográficos, e-books, links etc. Descubra os formatos preferidos pelo seu público e use todos eles. Lembre-se que os vídeos ao vivo costumam ter um desempenho muito melhor que todos os outros formatos!
Outra dica boa é reciclar os conteúdos publicados. Por exemplo, você pode juntar algumas das imagens já postadas em um novo vídeo. Um artigo de blog pode ser divido e transformado em vários posts nas redes sociais.
Mantenha uma frequência nas publicações
Independentemente do intervalo entre as publicações (diárias, semanais, quinzenais, etc.) você deve manter uma constância na frequência. Isso cria uma rotina para seus fãs, que vão esperar pelo seu conteúdo nos dias e horários que você costuma publicar.
Agora é só pôr a mão na massa: essas regras para o gerenciamento de redes sociais vão te ajudar a criar conteúdos mais relevante e impactantes! Lembre-se que todos os seus posts devem usar uma linguagem familiar ao seu público.
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