Marketing Sazonal: O que é Sazonalidade e Como ela Afeta as Vendas?

Marketing Sazonal: O que é Sazonalidade e Como ela Afeta as Vendas?

Existem alguns períodos do ano em que as vendas aumentam ou diminuem. Todo bom empreendedor sabe disso. Mas você sabia que a internet pode te ajudar a prever essas mudanças do mercado?

 

Continue a leitura e veja como utilizar a sazonalidade a favor dos seus negócios!

 

 

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Veja o que é sazonalidade e aprenda a usar ela a favor dos negócios!

 

 

O que é Sazonalidade?

 

 

A sazonalidade tem relação a um evento que acontece de tempos em tempos, ou ainda, em determinadas épocas. A sazonalidade pode ser positiva ou negativa para as vendas, pois interfere diretamente no hábito de consumo das pessoas. Um bom exemplo de sazonalidade positiva é o aumento das vendas nas chocolaterias no período da Páscoa.

 

 

O que é sazonalidade e como ela afeta as vendas? Busca pelo termo chocolate na época da Páscoa.

 

 

O gráfico acima mostra as buscas pelo termo “chocolate” no Brasil no período de Janeiro/2017 a Julho/2018. É possível perceber que há um primeiro pico (9 a 15 de abril/2017) alguns dias antes da Páscoa no ano passado (16 de abril).

 

Então a procura sofre uma queda até dezembro (na época do Natal) quando há um segundo pico (mas não tão significativo como na Páscoa). Depois a procura volta a crescer de 25 a 31 de março de 2018 – dias antes da data da Páscoa desse ano (1 de abril).

 

A sazonalidade também pode provocar quedas no consumo das pessoas e, consequentemente, para as vendas. É o caso da Copa do Mundo desse ano. Veja abaixo um estudo que aponta como os jogos do Brasil causaram uma queda brusca no varejo.

 

 

Impacto dos Jogos do Brasil (Copa 2018) no Consumo do Varejo

 

 

A empresa de meios de pagamento Cielo levantou dados sobre o consumo nos dias dos dois primeiros jogos do Brasil. O estudo mostrou uma queda drástica no consumo dos brasileiros em segmentos das áreas de alimentação, vestuário, móveis e drogarias.

 

No jogo de estreia do Brasil na Copa (domingo, 17 de junho) a queda foi de 24,7% em relação a um domingo comum. Veja no gráfico abaixo.

 

 

Os dois primeiros jogos do Brasil na Copa 2018 causaram queda no consumo do varejo.

 

 

Já no segundo jogo, do dia 22 de junho (sexta-feira), a queda foi de 19,8%.

 

 

O segundo jogo do Brasil na Copa 2018 causou queda no consumo do varejo, de acordo com estudo da Cielo.

 

 

De todos os segmentos analisados, apenas o de padarias teve um acréscimo. No dia do segundo jogo da seleção (sexta-feira), esse segmento vendeu 7,1% a mais em relação a uma sexta-feira comum.

 

 

De todos os segmentos apenas o de padarias teve um acréscimo no segundo jogo do Brasil na Copa 2018.

 

 

O jogo de sexta-feira foi no período das 9h às 11h da manhã. Isso explica o leve acréscimo nas vendas cerca de duas horas antes e no intervalo do jogo (como é possível ver no gráfico acima).

 

Mas, de acordo com o levantamento, esse comportamento foi exceção. Os dados dos outros segmentos analisados apontam que os jogos do Brasil fazem as pessoas reduzirem bruscamente o consumo no horário da partida!

 

O pior índice é no segmento de móveis e eletrodomésticos. No domingo a queda foi de 48%. Já na sexta foi de 29,4%. O comportamento do consumidor brasileiro é atípico até mesmo em estabelecimentos como bares. Os dados coletados apenas no domingo, quando a partida começou às 15h, demonstram uma extrema queda do consumo nos dois tempos da partida.

 

 

Até o segmento de bares mostrou queda no consumo no dia de estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2018.

 

 

Como pode ser visto no gráfico acima, ocorre um aumento do consumo no intervalo e no término da partida. Porém, no restante do dia, o consumo ficou abaixo do de um domingo comum.

 

 

Como Desenvolver Estratégias de Marketing Sazonal?

 

 

Apesar de alguns períodos provocarem um comportamento atípico do consumidor, sua empresa pode aproveitar outros eventos para aumentar as vendas.

 

Porém, para desenvolver campanhas eficientes em eventos sazonais – ou até mesmo para seu produto caso ele seja sazonal – é necessário analisar alguns fatores. Assim, será possível tirar maior proveito das vendas no ano todo!

 

 

Planeje-se com Antecedência

 

 

Esse é o principal passo para uma campanha de marketing eficiente. Uma campanha de dia das mães decidida no início de maio dificilmente vai trazer os resultados esperados, por exemplo.

 

Um bom planejamento garante que o público tenha tempo para se preparar para aproveitar as ofertas. Isso também favorece sua empresa já que você poderá se preparar para atender a demanda com eficácia.

 

 

Escolha as Datas Certas

 

Também é preciso selecionar as datas “certas” para ter uma campanha que gere resultados. Alguns períodos costumam funcionar para a maioria dos segmentos como é o caso do Natal e do dia das mães. Porém, alguns eventos favorecem alguns segmentos específicos. Veja como foi a procura pelo termo “floricultura” nos últimos 12 meses, por exemplo.

 

 

Selecionando as datas certas você poderá aproveitar o máximo dos eventos sazonais!

 

 

No gráfico acima, é possível ver uma busca maior por “floricultura” em períodos específicos. O primeiro pico, no período de 4 a 10 de março, próximo ao dia das mulheres. Depois um segundo pico, um pouco menor, em maio, próximo ao dia das mães. Mas a maior procura é no período de 10 a 16 de junho, na época do dia dos namorados.

 

Por isso, é de extrema importância saber quais são as datas favoráveis para seu negócio. Assim você poderá montar um calendário completo com campanhas que vão gerar negócios para sua empresa!

 

 

Foque em Ações no Meio Digital

 

 

Cada vez mais as pessoas estão conectadas. Quem não se adequar ao comportamento do público vai perder grandes oportunidades! Por isso, promova campanhas de marketing na Internet.

 

Sua empresa pode focar em ações em diversos canais digitais como nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing, anúncios pagos no Google, entre outras. Mas é importante lembrar que cada canal tem seu público e sua linguagem e a campanha deverá ser preparada seguindo esses critérios.

 

 

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