Mídia paga: é melhor começar por Google Ads ou Facebook Ads?

Descobriu que a mídia paga é capaz de trazer resultados eficazes de forma mais rápida para sua empresa e quer investir, mas não sabe se começa por Google Ads ou Facebook Ads? Estamos aqui para te ajudar!

Saiba que num mundo ideal, o mais interessante seria unir as duas estratégias para aproveitar o melhor de cada uma. Entretanto, sabemos que nem sempre isso é possível (como um orçamento limitado, por exemplo).

Mas é sim possível escolher um desses tipos de anúncios pagos e – fazendo um bom trabalho – alcançar grandes resultados! Se você quer descobrir qual é o melhor, este artigo é para você! Porém te damos um spoiler: sugerimos o Google Ads para começar. Continue a leitura e descubra o porquê!

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Mídia paga: descubra se é melhor começar por Google Ads ou Facebook Ads!

Mas afinal, o que é mídia paga?

Esse conceito engloba as estratégias de criação de anúncios (geralmente no Google e nas mídias sociais, como Facebook e Instagram) e exposição da marca em troca de um pagamento a essas plataformas.

Contudo, é mais do que isso: a mídia paga é um investimento, que deve ser planejado e não feito de modo aleatório. Afinal, se você deseja colocar sua marca e seus produtos/serviços em destaque, é preciso que a estratégia seja certeira! Assim, você não gasta seu orçamento à toa e aumenta a visibilidade e reconhecimento por parte do público mais rapidamente!

Google Ads

Essa plataforma de anúncios do Google é utilizada por empresas que desejam pagar para ganhar destaque nas páginas de pesquisa do buscador. Conhecido como sinônimo de “busca paga”, o Google Ads é uma ferramenta bastante consolidada (inclusive, é a principal fonte de renda do Google!), capaz de trazer inúmeros benefícios a seus anunciantes por um excelente custo-benefício.

Exemplo de campanha de Google Ads para a palavra-chave "sapatos femininos"
Na busca por “sapatos femininos”, repare que os 4 primeiros resultados mostrados na pesquisa do Google são de mídia paga. Isso significa que essas marcas estão pagando para aparecer nas primeiras posições do Google para essa palavra-chave.

Facebook Ads

Essa plataforma é a mais utilizada para a criação de anúncios pagos em redes sociais. Embora outras redes sociais também ofereçam serviços de mídia paga, o Facebook ainda é considerado o canal de maior retorno! O Instagram, que vem crescendo a cada ano, pertence ao Facebook e, por isso, a melhor maneira de anunciar no Instagram é pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Exemplo de anúncio de Facebook Ads.
Quando um anúncio pago aparece para as pessoas, em vez da data de publicação, aparece a palavra “patrocinado” logo abaixo do nome da página.

Por onde começar: Google Ads ou Facebook Ads?

Finalmente chegamos à resposta da dúvida que norteou todo este artigo. Como falamos na introdução, orientamos nossos clientes a iniciar esse trabalho pelo Google Ads. E os motivos são muitos!

Principais benefícios do Google Ads

A maior vantagem de investir nos anúncios pagos do Google é que, quem realiza uma pesquisa no buscador, já sabe que precisa de determinado produto ou serviço. Ou seja: são pessoas mais propensas a se transformarem em compradores!

Isso também garante uma maior taxa de resposta ao anúncio. Afinal, quem pesquisa por “tênis Nike”, por exemplo, já sabe pelo menos o tipo de sapato que deseja (tênis) e a marca (Nike).

Outras vantagens do Google Ads:

✔️Permite controlar o orçamento, definir o valor de gasto mensal e ajustar a verba com base nos resultados obtidos;

✔️É perfeito para empresas que precisam de resultados logo, pois oferece resultados rápidos e transparentes. É possível que você configure sua campanha hoje e amanhã mesmo tenha os primeiros resultados! Entretanto, o tempo médio de resultados das campanhas é de 3 meses. O que é ainda bem rápido quando comparado com outras estratégias!;

✔️Permite atrair clientes do seu raio de atuação, já que é possível configurar diferentes segmentações para a exibição do anúncio;

✔️Há espaço para todas as empresas, independentemente do tamanho e orçamento disponível;

✔️A campanha pode ser iniciada e interrompida quando você quiser, gastando apenas o que você gastou até a veiculação;

✔️É facilmente mensurável, permitindo monitorar os resultados a cada estratégia. As informações das campanhas são detalhadas, com relatórios aprofundados, mas bem fáceis de entender!

Descubra as vantagens de investir em mídia paga no Google e no Facebook.

E o Facebook Ads?

Em contrapartida, no começo do trabalho, o Facebook Ads é mais indicado para atrair potenciais clientes, que ainda não estão tão propensos a comprar. Essas pessoas, na maioria das vezes, não conhecem sua marca e nem descobriram ainda que precisam do seu produto/serviço. Afinal, os anúncios do Facebook acabam aparecendo na timeline dos usuários sem que eles busquem ou demonstrem grande interesse em ter o seu produto.

Portanto, os anúncios pagos no Facebook podem ser mais direcionados a um trabalho um pouco mais longo do que o Google Ads. Eles ajudam a audiência a entrar em contato com sua empresa (curtindo sua página e seguindo seu conteúdo), possibilitando a criação de um vínculo entre as pessoas e sua marca!

Então as redes sociais da minha empresa vão ficar paradas?

Se você optar por fazer um trabalho profissional com uma agência de marketing digital e escolher começar com anúncios do Google, – e a não ser que alguém da sua empresa continue com as postagens ou faça anúncios no Facebook Ads – sim, suas redes sociais vão ficar paradas. Porém isso não deve ser visto como um grande problema!

Investir em mídia paga, como Facebook Ads, traz inúmeros resultados para suas vendas.

Como você viu, depois de pouco tempo, suas campanhas no Google Ads vão começar a trazer resultados (e vendas!) para sua empresa, aumentando seu faturamento.

Dessa forma, logo você vai contar com um orçamento maior para poder investir em outras estratégias de marketing digital, inclusive Facebook Ads. Mesmo que suas redes sociais fiquem um tempo paradas, é completamente possível cresce-las e trazer grandes resultados no futuro!

Inclusive, aliar outras estratégias é importante para atrair novos clientes e aumentar as vendas. Cada uma delas é mais indicada para determinado objetivo da sua empresa. Veja:

Leia depois: ➡️ Conheça as principais estratégias do marketing digital

Onde contratar serviços de mídia paga que me tragam resultados?

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