Gestão de Tráfego: o que é, tipos e como fazer

Gestão de Tráfego: o que é, tipos e como fazer

Uma gestão de tráfego eficaz garante maior fluxo de visitantes para seus canais digitais. Isso traz como resultados um melhor posicionamento da sua marca entre as concorrentes, maior engajamento do público, mais potenciais clientes e, consequentemente, aumento nas vendas e no faturamento!

Aqui você vai descobrir os tipos de tráfegos, de canais, os benefícios e a melhor maneira de investir nesta estratégia!

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O que é tráfego?

Tráfego é o fluxo de visitantes que navegam nas páginas dos seus canais digitais – site, redes sociais, canal do Youtube ou e-commerce. Quanto mais usuários acessam seus canais digitais, mais chances de ser encontrado na Internet sua empresa tem.

O que é Gestão de tráfego?

Gestão de tráfego é uma estratégia que consiste em trazer mais usuários para seu site ou redes sociais através de anúncios. Neste trabalho, o gestor de tráfego segmenta públicos (focando numa audiência interessada em seu produto/serviço) e analisa métricas para gerenciar os visitantes que seus canais estão recebendo. Afinal, não adianta nada receber inúmeras visitas, mas nenhuma ser qualificada para se transformar em negócio, não é mesmo?

Assim, na gestão de tráfego são analisados quais canais digitais são os mais indicados para sua empresa. O intuito é converter visitantes em leads (potenciais clientes) > leads em leads qualificados > leads qualificados em oportunidades > e oportunidades em clientes.

Tipos de tráfegos

Existem 6 tipos de tráfegos, que representam o caminho que os usuários percorreram até chegar no seu site ou outro canal digital. Os dois principais são o tráfego pago (que está intrinsecamente ligado à gestão de tráfego) e o orgânico, mas ainda existem os social, de referência, direto e de e-mail marketing.

Conheça quais são os tipos de tráfego.

1 – Tráfego pago

Com anúncios pagos no Google, Facebook ou Instagram (só para citar os principais) você aumenta o número de visitantes nas suas páginas. É uma forma de ter mais visibilidade online de maneira rápida e alcançar resultados a curto prazo. O melhor de tudo é que a estratégia também pode ser otimizada para alcançar cada vez mais resultados a médio e longo prazos!

Neste tipo de estratégia, é possível definir o orçamento que será utilizado nas campanhas de anúncio e segmentar o público que você deseja alcançar.

Google Ads

É através do Google que as pessoas estão sempre pesquisando, acessando ou assistindo alguma coisa. Por meio da escolha de palavras-chave estratégicas para seu negócio, é mais fácil encontrar pessoas que já estão procurando por seu produto ou serviço.

Facebook Ads

O Facebook conhece mais as pessoas do que elas mesmas. Assim, é possível refinar o público para atrair as pessoas que realmente têm interesse no seu negócio.

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Gestão de Tráfego X Impulsionamento no Facebook

É interessante destacar a diferença entre gestão de tráfego e impulsionamento no Facebook. Nesse canal, existe a possibilidade de impulsionar uma publicação diretamente por um botão azul disponível embaixo da publicação.

Diferença entre gestão de tráfego e impulsionamento.

Embora seja uma maneira rápida e fácil para quem está começando e não possui conhecimento técnico sobre gestão de tráfego, a médio e longo prazos essa estratégia deixa de trazer grandes resultados!

Ao anunciar por esse botão, não é possível otimizar verba, segmentar públicos ou criar campanhas mais elaboradas. Por isso, é sempre melhor investir num trabalho de gestão de tráfego!

2 – Tráfego orgânico

No tráfego orgânico, você traz visitantes para seus canais digitais de maneira gratuita. Geralmente, esse tipo de tráfego vem de mecanismos de buscas, como o Google.

Por mais que seja uma maneira gratuita, é claro que atrair visitantes por tráfego orgânico envolve custos. Afinal, se você não conhece as melhores estratégias para alcançar boas posições do seu site nas buscas, você vai precisar investir no trabalho de um profissional.

Mas o interessante é que você paga uma vez e colhe resultados a médio e longo prazo. Um artigo de blog, por exemplo, pode trazer resultados hoje e daqui a um ano para sua empresa. Diferente do tráfego pago, por exemplo, em que o anúncio dura apenas o tempo que você pagar por ele.

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3 – Tráfego de Referência

Já o tráfego de referência é quando o usuário acessa sua página a partir de um site que citou seu conteúdo.

4 – Tráfego Social

São os acessos provenientes de redes sociais. É bastante comum quando o link do seu artigo é compartilhado em alguma rede social e alguém o acessa para ler.

5 – Tráfego direto

Esse é o sonho de qualquer empresa: ter seu domínio digitado diretamente na guia de navegação pelo usuário. De certa forma é um tipo de tráfego orgânico, já que não vem de uma fonte paga.

6 – Tráfego de e-mail marketing

Quando você envia um e-mail com o link para um artigo do seu site, como o usuário já tem interesse no seu conteúdo (normalmente ele se cadastra para receber seus e-mails), você tem mais chances de receber tráfego advindo do e-mail marketing.

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Benefícios da Gestão de Tráfego

Confira as principais vantagens que um bom trabalho de gestão de tráfego traz para sua empresa.

Conheça os benefícios da gestão de tráfego pago e orgânico para sua empresa.

Autoridade para sua marca

Com o alcance de boas posições na pesquisa do Google, sua empresa se mostra como autoridade sobre os assuntos e temas pesquisados pelos internautas.

Tráfego qualificado

Uma boa gestão de tráfego foca em entregar seus anúncios para pessoas realmente interessadas no seu produto e com potencial para ser seu cliente!

Aumento nas suas vendas

Quanto mais pessoas você leva para seus canais digitais, mais chances você tem de transformar esses visitantes em clientes.

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Como Fazer gestão de Tráfego?

Agora que você já sabe como a gestão de tráfego é capaz de beneficiar suas vendas, confira 4 passos para fazer esse trabalho.

1 – Entenda quem é seu público

Descubra quem são as pessoas que você quer alcançar e que comprariam seu produto. Qual a idade? Profissão? Gostos? Problemas? Existem ferramentas online para fazer esse tipo de pesquisa e para descobrir a forma como as pessoas procuram seu produto/serviço no Google.

2 – Tenha um Planejamento

Para campanhas de anúncios para tráfego pago em redes sociais, por exemplo, você pode criar várias etapas para conduzir o visitante pelo funil de vendas: fase de descoberta da sua marca > interesse e consideração > decisão da compra.

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Você também pode usar essas etapas para a criação de conteúdo do seu Blog. Nutra seus visitantes com conteúdos de topo de funil (descoberta), meio de funil (consideração) e fundo de funil (decisão de compra).

3 – Analise constantemente dados e métricas

Apenas investir nas palavras-chave e segmentação de público não garante que seus anúncios vão alcançar as pessoas desejadas. Para o sucesso das suas campanhas, é essencial analisar os dados e as métricas obtidas (como visualizações do anúncio, cliques no link, entre outros) para otimizar suas campanhas frequentemente.

É importante analisar os dados e as métricas para um bom trabalho de gestão de tráfego.

4 – Contrate uma Agência de Marketing Digital

Como você viu, atrair tráfego (seja pago ou não) é fundamental para ter visibilidade e resultados na Internet. Entretanto, a gestão de tráfego não é um trabalho fácil para quem não entende do assunto.

Muitos empreendedores tentam fazer esse trabalho por conta própria, desperdiçando tempo e dinheiro, sem alcançar o retorno sobre o investimento pela falta de conhecimento técnico.

Uma agência de marketing digital possui gestores de tráfego experientes, que podem te ajudar a alavancar as vendas.

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A Digimeta é uma Agência de Marketing Digital com mais de 13 anos de evolução constante. Nossos especialistas em gestão de tráfego terão o maior prazer em ajudar sua empresa a atrair seu cliente ideal e alavancar suas vendas!

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