Como Aparecer no Google? – 4 maneiras diferentes!

“Como aparecer no Google?” Se você tem um negócio, seja físico ou online, você já deve ter feito essa pergunta. Afinal, hoje em dia a maioria das pessoas busca informações no Google sobre produtos e serviços antes de escolher fechar negócio com uma determinada marca. Por isso, é fundamental investir numa estratégia que garanta boa performance do site da sua empresa nos resultados de busca do Google.

 

Se essa é a sua dúvida, esse artigo é para você! Abaixo você confere 4 maneiras de promover seu negócio na Internet e mais 3 dicas bônus.

 

 

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1 – Dê atenção ao SEO

 

 

Antes de tudo, é preciso entender o que é SEO. Search Engine Optimazation é uma estratégia que reúne certas características valorizadas pelo Google com o intuito de que o buscador apresente seu site em destaque nos resultados.

 

Esses resultados são as buscas orgânicas do Google. Ou seja, aqueles resultados que aparecem naturalmente, sem precisar pagar por aquela posição.

 

Funciona assim: na hora de oferecer respostas às dúvidas que os usuários buscam, o Google leva em conta uma série de fatores para oferecer a melhor resposta ao internauta.

 

Assim, para aparecer no Google de forma orgânica, é necessário aplicar boas práticas de SEO em seu site (como utilizar palavras-chave estratégicas para seu negócio, hierarquia de links, entre outras).

 

Muitas dessas práticas são utilizadas já na hora da construção do site. Por isso é importante criar um projeto com um profissional que entenda bem sobre o assunto.

 

Mas outra maneira de apostar no SEO é produzir conteúdo no site, por meio de um blog por exemplo. Dessa forma, usar as técnicas de SEO unidas com um bom conteúdo, além de favorecer o aparecimento no Google, vai agradar os usuários que buscam por determinadas respostas. O que garante a confiança do cliente na sua marca e, consequentemente, credibilidade para sua empresa!

 

 

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2 – Invista em Links patrocinados – Google Ads

 

 

Os anúncios pagos do Google já são uma estratégia bastante utilizada para aparecer no Google. A grande vantagem desse artifício é que eles possibilitam encontrar clientes que já desejam comprar seu produto ou contratar seu serviço. Isso porque eles são exibidos para quem procura por determinado produto ou serviço no Google.

 

Outro benefício é que não é necessário valor mínimo para investir. Mesmo um baixo investimento pode atingir muitas pessoas, desde que a página do seu site para qual o anúncio direciona siga os requisitos de ranqueamento do Google. Os anúncios também são exibidos por segmentação (cidade, região, língua, interesses), proporcionando maiores chances de exibição a possíveis compradores!

 

 

Saiba como aparecer no Google Ads.

Note que o primeiro resultado oferecido pelo Google é um link patrocinado, assim como os anúncios do lado direito (pelo Google Shopping, uma outra maneira paga de aparecer no Google) que já mostram modelos de tênis específicos.

 

 

➡️ Veja como gerar negócios com links patrocinados

(Blog da Digimeta)

 

 

3 – Esteja no Google Maps

 

 

Seu negócio conta com um espaço físico? Então é fundamental saber como aparecer no Google Maps para as pessoas que buscam por locais na região do seu negócio! Para isso, é preciso se cadastrar no Google Meu Negócio.

 

Esse é um recurso gratuito do Google, que permite que seu negócio apareça no Google Maps e tenha uma página cadastrada com informações sobre sua empresa, fotos e até mesmo avaliações de pessoas indicando seu produto/serviço!

 

 

Veja como aparecer no Google Maps

Quando um usuário busca por lugares no Google, o buscador oferece resultados que podem ser encontrados no Google Maps. Nesse exemplo, quando buscado o termo “padaria em sp”, o Google já mostrou ao usuário resultados em um mapa, com uma breve descrição e classificação dos estabelecimentos!

 

 

➡️ Descubra como cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio

 

 

4 – Cadastre-se no TatuíFácil

 

 

O TatuíFácil é um guia de empresas criado em 2007 pela agência de Marketing Digital Digimeta. Esse site é especialmente direcionado para empresas que desejam ser encontradas na Internet.

 

Dividido em categorias, cada empresa possui sua página para divulgar aos clientes o que faz, fotos do produto ou serviço que oferece e informações para contato. Desse modo, esse guia de empresas disponibiliza informações sobre empresas e seus produtos e serviços de maneira fácil, rápida e organizada.

 

Como é um site que existe há muitos anos, ele serve como referência nas buscas feitas por usuários de Tatuí e cidades da região. O TatuíFácil também é um site com bastante reputação aos olhos do Google e de outros buscadores (Bing, Yahoo, etc) e, por isso, possui um excelente custo-benefício para empresas que querem aparecer no Google!

 

 

O TatuíFácil é uma ferramenta com excelente custo-benefício para aparecer no Google.

Na busca por “farmácia em Tatuí”, o TatuíFácil é o primeiro resultado do Google, aparecendo após as indicações de locais do Google Maps.

 

 

Dicas Bônus para Aparecer no Google

 

 

Como você viu, existem diferentes maneiras de buscar um bom ranqueamento no Google para seu site. E unindo essas estratégias, suas chances de aparecer para potenciais clientes aumenta muito! Mas é preciso lembrar que é necessário fazer um bom trabalho para disputar sua posição no Google entre os concorrentes!

 

Ainda existem alguns fatores que vão ajudar seu site a aparecer no Google, quando aliados com as 4 maneiras apresentadas nesse artigo. Confira abaixo!

 

 

#1: Tenha um layout responsivo

 

 

Hoje, a maior parte das pessoas se conecta à Internet por meio de smartphones. E esse fator é um dos observados pelo Google na hora de oferecer as melhores respostas para uma busca. O Google dá prioridade para sites que se adaptam a diferentes tamanhos de tela e, por isso, ter um site com layout responsivo é essencial!

 

➡️ Saiba mais sobre como criar um site responsivo

 

 

#2: Conecte o site nas redes sociais

 

 

O compartilhamento de conteúdo pelas redes sociais também é um requisito observado pelo Google na hora do ranqueamento. Marcar presença nas redes sociais (nas que mais fazem sentido para seu negócio, claro) também garante credibilidade para a marca, passando credibilidade também para o site da empresa.

 

Assim, compartilhar conteúdo do blog nas redes sociais ajuda a levar mais pessoas para o site. Para facilitar, adicione botões de compartilhamento nas páginas dos artigos do seu blog.

 

 

#3: Proteja os dados dos usuários

 

 

Por fim, mas muito importantíssimo, é se atentar à segurança dos dados do usuário. A segurança é um aspecto muito importante para o Google. Ele verifica se um site é seguro analisando se as páginas do site são protegidas pelo certificado SSL (indicado por um cadeado verde na barra de navegação, que altera o “http” para “https”).

 

Inclusive, o Google Chrome (navegador oficial do Google) avisa os usuários quando um site não possui o certificado SSL. Então, se você possui uma loja virtual e depende diretamente das vendas pelo site, você poderá perder negócios, já que o consumidor provavelmente terá receio de comprar em um site que não parece seguro!

 

Além do certificado SSL, é necessário que as empresas que fazem o tratamento de dados pessoais de clientes implementem políticas corporativas que estejam de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Assim, se seu site armazena dados do usuário, mesmo que seja só mesmo o e-mail, por exemplo, é preciso ficar de olho se suas políticas seguem o especificado na lei.

 

Aqui no nosso Blog você encontra um artigo completo sobre a LGPD: ➡️ A Lei de Proteção de Dados no Marketing digital

 

 

Sua empresa sabe como aparecer no Google? Se você precisa de ajuda para entender mais sobre alguma das estratégias mencionadas nesse artigo, entre em contato com nossos especialistas.

 

A Digimeta é uma agência de Marketing Digital que oferece diferentes serviços para que sua empresa se destaque no mar de informações da Internet!

 

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