O Que é Funil de Vendas?

O Que é Funil de Vendas?

Você sabe o que é o funil de vendas? Ele representa o processo de aquisição de novos clientes para uma empresa. Confira abaixo as etapas do funil de vendas e como ele pode te ajudar a gerar mais negócios!

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O que é um Funil de Vendas?

O funil de vendas é um esquema que descreve a jornada do seu cliente. Ou seja: ele é o processo pelo qual passa o consumidor desde a descoberta de uma necessidade até o fechamento do negócio!

Como Funciona um Funil de Vendas?

O funil de vendas é dividido em três etapas: topo, meio e fundo de funil. Cada parte mostra em qual estágio do processo de compra o consumidor está.

Por exemplo, uma pessoa que acabou de conhecer o seu produto está menos propensa a fechar negócio do que outra que já até leu avaliações de clientes no seu site.

Dessa forma, entender como funciona o funil de vendas é essencial para o desenvolvimento de estratégias que conduzam o cliente a fechar a compra. E essas estratégias são criadas através de conteúdo relevante para cada fase do funil.

Continue a leitura e entenda como esse método estratégico pode ajudar sua empresa a gerar novos negócios!

Você sabe o que é funil de vendas?

Topo de Funil (ToFu)

O topo de funil, ou ToFu (Top of the funnel), é a fase na qual a pessoa toma conhecimento de um problema que precisa de solução. Geralmente, são visitantes que encontraram seu site navegando pela Internet e esse é o primeiro contato com a sua empresa.

Por isso, o ToFu é uma etapa muito importante. Nesse estágio o foco deve ser chamar a atenção dos visitantes para que eles se tornem potenciais clientes!

Conteúdos Recomendados para o ToFu

Nessa fase é pouco provável que o visitante faça uma compra. Por isso, é preciso apostar em conteúdo atraente e que responda questões básicas sobre sua necessidade.

Como um dos principais objetivos é atrair visitantes, conteúdos em redes sociais são ótimos formatos para o ToFu. Você deve então utilizar esses canais para despertar o interesse do visitante, direcionando-o até seu site.

Além de produzir conteúdo específico, você também pode compartilhar os conteúdos do seu site. Artigos de blogs são formatos que podem ser utilizados em todas as etapas da jornada de compra.

O conteúdo do topo do funil deve ser focado em atrair novos visitantes.

Visitantes no topo do funil ainda não conhecem muito a solução que sua empresa oferece. Por isso, o ideal é abordar temas mais amplos e de fácil entendimento. As informações contidas nos artigos também precisam despertar a curiosidade para que o usuário queira saber mais sobre o assunto!

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Outro tipo de conteúdo para essa etapa do funil de vendas são os chamados conteúdos ricos como e-books introdutórios. Nessa fase, você não tem muita informação sobre o visitante. Então, oferecer um e-book que trate de temas básicos em troca do preenchimento de um formulário é uma ótima alternativa.

Dessa forma, educando o usuário, você também vai estar fazendo com que ele avance no funil de vendas!

Meio de Funil (MoFu)

No meio de funil, ou MoFu (Middle of the funnel), os visitantes já se tornaram leads. Leads é o nome dado no marketing digital para as pessoas que já interagiram com seu conteúdo e já deixaram informações básicas de contato.

Nessa etapa, o potencial cliente já sabe que tem um problema e já está considerando uma solução para ele. O papel da sua empresa nesse estágio é apresentar dicas e técnicas capazes de ajudar esse usuário a sanar o problema.

O conteúdo para essa fase pode ser um pouco mais direcionado às vendas, diferentemente da fase anterior. Porém, esse ainda não é o momento de ficar empurrando seu produto a todo custo como a solução do problema. O objetivo é oferecer conteúdo com possíveis alternativas que não sejam a compra.

Assim, você constrói uma relação baseada na confiança. Isso será essencial para quando o consumidor estiver pronto para passar para a próxima etapa do funil de vendas!

Os conteúdos do meio do funil devem fazer o potencial cliente confiar na sua marca.

Tipos de Conteúdo para o MoFu

Como nesse estágio você já tem visitantes que podem se tornar potenciais clientes, a ideia é oferecer conteúdo mais limitado.

Aqui os posts de blogs devem ser direcionados para pessoas que já têm conhecimento básico sobre o tema. Vale a pena apostar em artigos mais densos, com dados e detalhes sobre como resolver determinado problema.

Nessa fase do funil, os conteúdos ricos podem ser disponibilizados através do preenchimento de formulários com informações mais específicas sobre o usuário. Um ótimo formato para utilizar em troca desses dados é um e-book que traz um passo-a-passo de como resolver o problema, por exemplo.

Fundo de Funil (BoFu)

A última fase é o fundo do funil ou BoFu (Bottom of the funnel). Nela, o consumidor já está na decisão de compra, buscando pela melhor solução para seu problema.

É aqui que a relação de confiança que você estabeleceu nas outras fases se faz tão importante. Pois sua empresa será vista como uma referência que pode resolver o problema!

Conteúdos para o BoFu

Nessa etapa, o consumidor já está na fase de comparação de soluções para sua necessidade. Assim, o conteúdo precisa ser focado em demonstrar que seu produto é a melhor solução.

Conteúdos para o fundo do funil devem ter o objetivo de que o consumidor feche negócio com a sua empresa.

Os casos de sucesso utilizam clientes que já fecharam negócio com a sua empresa e que contam como seu produto mudou a vida deles. Esse tipo de conteúdo ajuda na efetivação da compra. Já que mostra como sua empresa pode trazer os mesmos resultados para o potencial cliente.

Catálogo de produtos, avaliações gratuitas e vídeos demonstrando o funcionamento do produto também são conteúdos ideais para o BoFu.

E Depois?

Após converter o visitante em cliente através das três fases do funil, é preciso dar atenção à fidelização. Um cliente contente vai recomendar seu produto ou serviço para pessoas conhecidas que precisam de soluções parecidas!

Ofereça atendimento eficiente ao cliente após a venda, assim como conteúdo que aborde os cuidados com o novo produto adquirido. Mostrar que sua empresa se preocupa com o cliente mesmo após a venda é essencial para que ele volte a fechar novos negócios com você!

Mesmo depois de conquistar o cliente através de conteúdos voltados para as etapas do funil de vendas, é preciso dar atenção ao cliente.

Lembre-se: as três etapas do funil de vendas são importantes na jornada de compra. Por isso, para alcançar o resultado desejado, é necessário investir em conteúdos que abordem todas essas fases!

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