Marketing industrial: tendências para os próximos anos

O marketing industrial (também conhecido como marketing B2B ou marketing empresarial) consiste na divulgação de produtos/serviços de empresas para outras empresas. Assim, difere do marketing B2C, focado na promoção de produtos e serviços para o consumidor final.

Continue a leitura e descubra como utilizar as estratégias do marketing digital para otimizar processos e alavancar as vendas da sua indústria!

Você também vai achar interessante:

➡️ Aumente as vendas com gestão de tráfego

➡️ Vantagens da automação de marketing

➡️ Começar por Google Ads ou Facebook Ads?

Descubra como vender mais com marketing industrial.

O que é marketing industrial?

O marketing industrial é responsável por conectar empresas com empresas. Desse modo, o marketing de uma indústria é destinado para outras companhias que precisam do produto ou serviço que ela oferece.

É o caso de distribuidoras de aços, indústrias que desenvolvem máquinas de grande porte ou empresas de injeção de plástico, por exemplo. Desse modo, seus produtos e serviços não são destinados ao consumidor final, mas sim para outras empresas.

O objetivo do marketing digital para indústrias é desenvolver estratégias que tragam resultados, geram valor e proporcionam mais oportunidades de vendas!

Diferença entre marketing B2B e B2C

Em inglês, B2B significa business to business. Por isso, marketing B2B, como já vimos, se destaca por criar relacionamentos entre empresas. Já o marketing B2C (business to costumer) é destinado para empresas que prestam serviços ou oferecem produtos para o consumidor final (pessoa física).

Portanto, como esses dois tipos de marketing se dedicam a alcançar públicos bastante diferentes, também há diferenças marcantes entre eles! As principais são na linguagem e na decisão de compra.

Diferença entre marketing B2B e B2C.

Linguagem

Enquanto a linguagem do marketing B2B é mais técnica, possuindo muitas vezes jargões da área para se comunicar com as empresas, a linguagem do marketing B2C é mais humanizada. O público de empresas valoriza conhecimento e qualidade técnica! Já as pessoas físicas gostam de se relacionar com marcas que falem iguais a elas.

Decisão de compra

A decisão de compra também é diferente. Geralmente, os profissionais de empresas não tomam decisões de compra sozinhos e precisam da aprovação do superior. E como a cadeia de comando é mais longa, o processo de decisão da compra é mais complexo.

As pessoas físicas são diferentes. Elas costumam decidir pela compra sozinhas e fazem isso baseadas em suas emoções. O que faz com que o processo de decisão de compra seja mais curto, pois elas levam menos tempo para avaliar suas opções já que estão afetadas por necessidades emocionais: fome, status, preço.

Principais benefícios do marketing industrial

✔️Atração do cliente ideal e de mais clientes;

✔️Redução de custos com representantes comerciais já que os clientes encontram sua empresa na Internet e vêm até você;

✔️Venda sem fronteiras: a internet possibilita que você venda para qualquer lugar e aumente seu raio de atuação;

✔️Credibilidade e confiança do público através do fortalecimento da presença digital da sua indústria;

✔️Relacionamento com o cliente a longo prazo, afinal, quando um cliente encontra um bom fornecedor, ele dificilmente pensará em trocar!

✔️Lucro: todas as vantagens acima reunidas proporcionam o aumento das vendas e do faturamento!

Confira os benefícios do marketing empresarial.

Qual o risco para sua indústria em permanecer sem presença digital?

❌Perder excelentes oportunidades de negócios;

❌Ficar atrás dos concorrentes, perdendo espaço no mercado;

❌Continuar com processos de vendas demorados e ineficazes;

❌Não saber o custo de aquisição de clientes, ou pior, gastar mais para ter o cliente do que receberá de lucro da venda;

❌Não ter credibilidade, já que não possui presença digital;

❌Não ser encontrado na Internet pelo seu cliente ideal;

❌Perder dinheiro!

Como fazer marketing para indústria? – Melhores estratégias

Aqui na Digimeta, são para nossos clientes B2B que mais conseguimos entregar resultados expressivos com nossas estratégias de marketing digital. Com nossos planos, uma empresa distribuidora aumentou em +774% o tráfego orgânico do site e +15% o faturamento em apenas 1 ano!

➡️ Conheça nossos planos

Ao longo de todos esses anos desenvolvendo rotas estratégicas para a presença digital de clientes em diferentes segmentos industriais, identificamos as mais assertivas para indústrias. Você confere abaixo!

Google Ads

Os anúncios pagos do Google (antigo Google Adwords) é uma das ferramentas mais eficazes para alavancar as vendas de uma indústria! O Google Ads traz como principal benefício a possiblidade de se obter resultados expressivos rapidamente (poucos meses de investimento!).

Com essa estratégia digital também é possível mensurar o que está ou não funcionando, optar por qualquer valor de investimento e segmentar para que os anúncios sejam exibidos para o melhor público.

Além disso, é escalável, pois assim que você aumenta a verba investida, aumentam também os leads e os lucros da sua indústria! Outra vantagem é que dá para fazer remarketing, mostrando seu anúncio para pessoas que já acessaram seu site e mostraram interesse pelo seu produto/serviço!

O Google Ads é uma das melhores estratégias do marketing B2B.

➡️ Como faturar mais com gestão de tráfego? – Blog

Marketing de Conteúdo e SEO

Essas duas estratégias estão intrinsecamente relacionadas e são ideais para resultados expressivos e constantes de médio a longo prazo. Elas são muito aplicadas na criação e nutrição de um Blog. Para isso, sua indústria publica artigos que levam em conta os temas (palavras-chave) mais buscados sobre seu segmento para tirar dúvidas e educar a audiência.

O público industrial gosta de conteúdos educativos e que entregam valor, e por esse motivo, indústrias B2B se beneficiam muito dessas estratégias! Além disso, a entrega de conteúdo relevante e de valor à audiência mostra sua indústria como autoridade no assunto e garantindo a confiança do público.

O marketing de conteúdo ainda pode ser utilizado em outros canais digitais, como redes sociais e e-mail marketing.

Alinhamento entre marketing e vendas

Quando a equipe de marketing e de vendas não estão alinhadas, muitas vezes a equipe de vendas não consegue converter as oportunidades e os leads trazidos pelas ações da equipe de marketing em negócios!

Nesses casos, investir numa ferramenta de CRM (Gestão de relacionamento com o cliente) é essencial para evitar que as oportunidades sejam perdidas! O CRM comporta informações importantes sobre padrões de consumo, perfil dos leads e a interação que eles fizeram com sua empresa, evitando erros — como ter dois vendedores falando com o mesmo cliente!

É importante aliar marketing e vendas para o sucesso da sua indústria.

➡️ Conheça as principais estratégias de marketing digital – Blog

Tendências tecnológicas para os próximos anos

Além de tudo que você leu até aqui, é essencial ficar de olho nas tendências para o setor industrial. Assim você fica sempre à frente da concorrência, sendo reconhecido como autoridade no seu segmento e atraindo cada vez mais clientes!

Inteligência Artificial

Apesar de já ser uma realidade na indústria atual, a inteligência artificial vai ganhar ainda mais destaque nos próximos anos. Ela já é útil como assistente virtual, melhorando o relacionamento com o cliente; otimização de instalações industriais; e construção de cidades inteligentes.

A maior tendência é que a inteligência artificial vai assumir mais tarefas na mão de obra física e geração de empregos, ocupando mais cargos profissionais nos próximos anos.

Big Data

A tecnologia gera montanhas de dados por segundo. Através do Big Data, vai ser possível cruzar esses dados e estipular tendências, “prevendo” o futuro! Desse modo, haverá mais procura pela indústria por engenheiros e cientistas de dados.

Leia também: ➡️ O uso de machine learning para gerar negócios

Maior cibersegurança

Com o aumento da digitalização dos processos industriais, crescerá a preocupação com os dados no meio digital. Ao longo dos anos, o investimento em medidas contra ataques cibernéticos e falhas aumentarão para evitar a interrupção de serviços em cidades inteligentes e fábricas digitais.

A cibersegurança é uma das maiores tendências do setor industrial.

Automação industrial

De acordo com a Transparency Market Research, até 2024 é esperado que a automação industrial — combinação de mão humana e máquina na realização de tarefas — tenha um aumento de 6,6%.

Impressão 3D

A impressão 3D está cada vez mais forte na indústria e é provável que, com os primeiros carros produzidos com essa tecnologia, firme sua presença ainda mais no setor industrial!

Pronto para alavancar as vendas da sua indústria?

Como você viu, o marketing industrial é imprescíndivel para trazer clientes e alavancar as vendas da sua empresa. Com uma boa estratégia, sua indústria estará preparada para explorar novos horizontes digitais!

E aí, sua empresa está pronta para alavancar as vendas ou vai continuar com os mesmos resultados?

➡️ Quero alavancar as vendas da minha indústria