Automação de Marketing: Vantagens e como começar

Na automação de marketing, a empresa faz uso da tecnologia para automatizar ações e processos de marketing e reduzir trabalho manual, tornando-os mais escaláveis e eficazes, sem deixar de lado a personalização.

Dessa forma, as ferramentas de automação de marketing são utilizadas para nutrir e conduzir o lead (potencial cliente) até o momento da finalização da compra. Continue a leitura e descubra os benefícios e como começar.

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O que é Automação de Marketing?

Nesta estratégia, as ações são automatizadas de forma escalável, mas de modo personalizado, para as pessoas que entram em contato pelos diferentes canais digitais de uma empresa.

Pode se referir a qualquer ação, como e-mail marketing, agendamento de posts de redes sociais e uso de chatbots. Seu objetivo é automatizar a gestão dos leads (potenciais clientes) no funil de vendas, nutrindo e direcionando sua jornada até a compra do produto/ou serviço.

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Automação de Marketing é o mesmo que E-mail Marketing?

Ainda que esta estratégia seja bastante aplicada no e-mail marketing, as duas possuem diferenças:

🔸E-mail marketing é relacionado com envios pontuais para os contatos, enquanto a automação representa todo um conjunto de interações entre marca e clientes;

🔸O e-mail marketing é configurado manualmente para disparar uma mensagem ao mesmo tempo para um segmento da base (vários contatos que se enquadram em determinado grupo). Já a automação é desencadeada por ações do próprio usuário, mostrando uma mensagem automática personalizada apenas para ele;

🔸Em relação às métricas, no e-mail elas são analisadas especificamente (taxa de abertura, taxa de cliques). Já na automação é analisada uma visão completa do desempenho do funil.

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Diferenças entre automação e CRM

Na automação, a preocupação é em atrair, converter e nutrir os leads até que eles cheguem no momento de realizar a compra (e depois retendo para que se fidelizem).

Enquanto isso, a ferramenta de CRM é utilizada para acompanhar, organizar e registrar as interações com os leads. O intuito é criar abordagens personalizadas de relacionamento com os clientes.

O recomendado é que os dois processos estejam integrados. Inclusive, boas ferramentas de automação de marketing já possibilitam a integração com ferramentas de CRM.

Diferenças entre automação de marketing e CRM.

4 Benefícios da Automação de Marketing para sua empresa

Automatizar as estratégias digitais ajuda a melhorar a retenção de clientes e aumentar as vendas. Confira as principais vantagens:

1 – Nutrição de leads que não estão preparados para comprar agora

Nem todos os potenciais clientes estão no momento de compra quando são abordados por uma empresa. Mas isso não significa que ele não pode comprar em breve!

Assim, a automação permite continuar próximo, agregando valor e credibilidade para manter sua empresa na cabeça do potencial cliente quando chegar a hora de ele comprar.

2 – Redução do ciclo de vendas

Como o sistema é capaz de fazer todo o processo de preparação do lead, os vendedores recebem pessoas que já estão próximos de fechar a compra!

3 – Leads chegam mais preparados para os vendedores

Consequentemente, se os leads foram nutridos e sabem mais sobre o problema e a solução (seu produto/serviço), os vendedores investem menos horas de contato para fechar a venda.

Afinal, a conversa com um potencial cliente que está no momento da descoberta do problema e do seu produto como solução é diferente da conversa com leads que só precisam de um apoio para tomar a decisão final!

4 – Redução do custo de aquisição de clientes

Processos de marketing que duravam horas e dedicação de vários colaboradores para serem concluídos levam apenas segundos para serem realizados. Ou seja: mais potenciais clientes alcançados com economia de tempo e dinheiro!

O que pode ser automatizado? – Melhores estratégias

Descubra o que pode ser automatizado com automação de marketing

A automação possibilita diferentes tipos de estratégias: cuidar das redes sociais de modo mais eficiente, gerar novos leads, nutrir os atuais leads de maneira mais eficaz, criar e-mails para público segmentado, entre outras. Confira as 6 melhores estratégias de marketing automatizado abaixo.

1 – Criação de formulários

Com a automação você consegue criar diferentes formulários para cada etapa do funil de vendas, obtendo dados específicos da sua audiência.

2 – E-mail Marketing

É possível enviar uma série de e-mails (fluxo de nutrição) em pequenos intervalos de tempo para nutrir a curiosidade e educar os usuários que demonstraram interesse na sua marca.

3 – Segmentação da base

Essa é uma das estratégias mais importantes do marketing automatizado. Afinal, sua empresa precisa enviar conteúdo para quem está interessado! Por isso a segmentação da base de contatos ajuda a conduzir o lead da melhor forma até o momento da compra. Para uma comunicação mais assertiva, você pode segmentar os contatos por interesses ou estágio no funil, por exemplo.

4 – Pontuação de Lead

Também é possível atribuir pontuações aos leads – de acordo com as ações e interações com seu conteúdo – nas ferramentas de automação de marketing. Assim, você tem como saber quais os contatos que merecem ter uma comunicação priorizada imediata para finalizar o processo de compra.

5 – Mídias sociais

Existem ferramentas de automação nas quais você consegue automatizar postagens, monitorar comentários e gerenciar o relacionamento. Elas ajudam a ter acesso a um relatório de engajamento mais completo, exibindo quais publicações tiveram mais sucesso, quantidade de novos seguidores, entre outros dados.

6 – Marketing integrado com CRM

Como você viu, a ferramenta de CRM pode ser integrada ao marketing automatizado, fazendo uma ponte entre as equipes de marketing e o time de vendas.

O CRM comporta informações importantes sobre padrões de consumo, perfil dos leads e a interação que eles fizeram com sua empresa. Dessa forma, a integração com o CRM ajuda a evitar alguns erros, como ter dois vendedores falando com o mesmo cliente.

Quando investir no Marketing Automatizado?

Saiba o momento ideal para sua empresa investir em ferramentas de automação de marketing.

A verdade é que nem toda empresa está pronta para dar início a uma estratégia de automação de marketing digital! Algumas empresas ainda estão no início da jornada digital, navegando para gerar conteúdo e tráfego – e consequentemente, leads.

Entretanto, se seu negócio já conta com um bom trabalho de SEO, possui um fluxo constante de leads e deseja escalar, chegou sua hora de investir no marketing automatizado!

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Como começar? – Passo a passo

O ideal é começar com o básico, escolhendo uma ferramenta para fluxos de nutrição simples e automações essenciais. Ainda mais se você vai começar sozinho, sem o apoio de uma Agência de Marketing Digital!

1 – Planejamento

Toda estratégia de marketing começa pelo planejamento. Comece definindo os objetivos do seu fluxo de automação. Quais ações você precisa automatizar? Por quê?

Além disso, também é preciso já ter traçado a persona do seu negócio – o perfil do seu cliente (s) – e entender quais etapas seu cliente ideal percorre na jornada de compra.

2 – Produção de conteúdo

Antes de iniciar o trabalho de automação, é ideal já contar com uma quantidade de artigos publicados no Blog da empresa. Com eles, é possível criar os fluxos iniciais de nutrição, atraindo e aprofundando o conhecimento dos leads de topo e meio de funil.

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3 – Ferramentas de automação de marketing

Pesquise as ferramentas de automação de marketing e contrate a que melhor vai se adequar às suas necessidades. Depois, treine sua equipe para que saibam explorar todos os recursos.

4 – Qualificação dos contatos

Defina quais os dados que você precisa coletar sobre seus leads (idade, cidade, segmento de atuação, etc). Você pode captar essas informações a partir de um formulário. Além disso, também é necessário analisar os contatos que você já possui e qualificar os dados.

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5 – Geração de leads

Invista em landing pages e SEO para atrair mais visitantes para seu site. Não se esqueça de criar formulários estratégicos em seu site para captar os dados de usuários que estejam interessados em seu conteúdo.

Também configure os fluxos de nutrição na ferramenta. Você pode criar, por exemplo, 3 e-mails iniciais com conteúdo relacionado a um produto/serviço que você deseja vender. Com o tempo, você será capaz de criar fluxos de nutrição e campanhas mais completas.

6 – Avaliação e otimização

Uma grande vantagem da automação é ser capaz de monitorar e analisar todas as ações do usuário no funil. Fique sempre de olho nas taxas de conversão do fluxo e das campanhas e analise os pontos que precisam ser melhorados.

Se você quer saber mais sobre marketing automatizado, estamos aqui para te ajudar! A Digimeta é uma Agência de Marketing Digital com vasta experiência em ajudar empresas a atrair seu cliente ideal. Entre em contato conosco e descubra como o marketing pode alavancar as suas vendas!

Nossa equipe de especialistas retorna seu contato em breve para conversarmos mais sobre as necessidades da sua empresa:

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