Como Usar a Experiência do Usuário para Vender Mais?

Como Usar a Experiência do Usuário para Vender Mais?

Você já pensou em como a experiência do usuário é importante nas estratégias digitais da sua empresa? Confira abaixo o que você precisa saber sobre esse conceito. Você verá 6 dicas para alavancar as vendas facilitando a vida do seu cliente!

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Descubra como usar a experiência do usuário para alavancar as vendas.

O que é Experiência do Usuário?

Do inglês user experience, a experiência do usuário diz respeito às sensações que uma pessoa tem ao usar um produto ou serviço. A ideia é passar uma boa impressão ao seu cliente toda vez que ele interagir com a sua marca pela web!

Como garantir uma boa experiência do usuário? Em primeiro lugar, sua marca deve oferecer o que os clientes procuram. Ou seja, facilite a vida dos usuários! Por exemplo: na hora de pedir um orçamento pelo site, você deve evitar o preenchimento de longos formulários reduzindo o processo a poucos cliques.

Em segundo lugar, o lado emocional conta muito para que o cliente tenha uma experiência agradável. Por isso, a organização das informações é muito importante! Sua marca deve oferecer uma experiência intuitiva e agradável aos olhos.

A Importância da Experiência do Usuário nas Estratégias de Marketing

Uma loja virtual, por exemplo, precisa ser fácil de navegar, ao mesmo tempo que precisa ter uma estética agradável. É preciso pensar na experiência do usuário em todas as interações que ele tiver com a sua empresa! Isso é importante porque toda a experiência será comprometida caso o usuário tenha em algum momento uma decepção ou frustração.

Assim, a experiência do usuário é composta de um conjunto de técnicas bem elaboradas. Por isso, existem alguns pilares fundamentais que precisam ser levados em consideração para melhorar a experiência do usuário. Dessa forma, é possível ajudar o internauta a navegar pelo site com eficiência e ainda provocar sentimentos positivos enquanto ele faz isso!

A experiência do usuário leva em conta alguns fatores que ajudam a criar a melhor estratégia de marketing para sua empresa.

✔ Usabilidade: o site precisa ser fácil de navegar;

✔ Conteúdo: é preciso ter informações úteis disponíveis ao usuário;

✔ Acessibilidade: o material precisa ser fácil de ser acessado. Um outro fator que entra na parte da acessibilidade é possibilitar que os deficientes visuais, auditivos, de movimento e aprendizagem tenham a mesma experiência que qualquer usuário. Como o projeto #PraCegoVer no Facebook, por exemplo.

✔ Funcionalidade: o site precisa cumprir o objetivo para o qual foi pensado.

✔ Estética: uma interface atrativa mostra ao usuário que a navegação pelo site será boa.

Veja abaixo de qual forma esses fatores influenciam no relacionamento entre marca e consumidor.

Boa impressão

Aqui vale aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”. Se o site for todo bagunçado ou demorar para carregar as páginas, dificilmente o usuário vai voltar – e é ainda menos provável que ele feche uma compra!

Engajamento

É necessário proporcionar ao usuário uma boa experiência desde a fase de atração, quando ele não sabe ou sabe muito pouco sobre sua empresa.

Qual é o primeiro ponto de contato da sua marca com os clientes? Elabore uma abordagem que produza uma impressão positiva!

Por exemplo, suponha que a primeira interação costuma se dar através dos artigos no seu blog. Nesse caso, elabore conteúdos de fácil leitura e que resolvam a necessidade de quem ainda não conhece a sua marca!

Ofereça ao público conteúdo relevante e atrativo, proporcionando a melhor experiência ao usuário.

Decisão de Compra

A experiência do usuário com a sua marca influencia diretamente na decisão de compra. Em lojas virtuais, é fundamental pensar de forma estratégica na hora de elaborar formulários ou colocar selos de segurança pelo site. Em landing pages, as páginas de conversão, quanto melhor a experiência, maior a chance do consumidor fechar a compra!

Fidelização do Cliente (Recomendações)

Aqui não há segredo: quanto melhor a experiência do usuário com a sua marca, maior o número de clientes fiéis.

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Os clientes que se sentirem seguros da boa experiência digital proporcionada pela sua empresa vão recomendá-la às outras pessoas. Agora, se a experiência não for lá muito boa, os clientes podem até continuar comprando seus produtos, porém dificilmente vão recomendá-los para alguém!

Uma ótima experiência do usuário confere à sua empresa clientes fiéis!

6 Dicas para Oferecer uma Experiência incrível para os Usuários

Agora você já sabe a importância de proporcionar uma boa experiência digital para seus clientes. Então, confira algumas dicas práticas para usar essa estratégia a favor da sua empresa.

1 – Conheça seu público

Conhecer sua audiência é fundamental para proporcionar a ela a melhor experiência. Afinal, o propósito da experiência do usuário é fornecer ao seu público um serviço mais fácil e agradável de ser utilizado. Sem conhecer seu cliente, dificilmente sua empresa poderá pensar em estratégias que cumpram esse objetivo!

2 – Entenda as emoções dos usuários

Esse tópico pode ser um pouco difícil, porém há algumas maneiras de medir as emoções de seus clientes. Através dos botões de reação do Facebook, por exemplo, é possível ter uma noção de como os usuários estão encarando suas postagens.

3 – Tenha um Design Responsivo

Hoje em dia, é fundamental pensar em maneiras de oferecer aos usuários de dispositivos móveis a melhor experiência com a sua marca. Assim, tudo o que sua empresa criar no meio digital precisa funcionar bem em qualquer tipo de aparelho.

Um site responsivo é capaz de se adaptar a qualquer tela, oferecendo uma experiência positiva a qualquer usuário.

Um design responsivo ajuda a sua empresa a oferecer a melhor experiência para qualquer usuário.

➡ Saiba mais sobre Sites com Design Responsivo

4 – Gere Valor de Forma Clara

Seja por meio de conteúdo relevante, ajudando o usuário a resolver um problema, ou por meio de um produto que atenderá sua necessidade,  a proposta de valor precisa ser clara. Já que ter uma visão clara do benefício agregado ajuda o consumidor no processo de tomada de decisão.

5 – Evite processos complicados

Imagine que você também venda seus produtos através do seu site. Quantos dados você costuma pedir para o usuário na hora de adquirir seu produto? Formulários complexos ou longo demais, por exemplo, fazem com que o cliente desista do cadastro, ou nesse caso, desista da compra!

A dica é deixar os formulários para os momentos em que a pessoa estiver propensa a preenche-los. Você deve pedir nos formulários apenas as informações estritamente necessárias. Dar ao usuário a alternativa de apenas selecionar opções, ao invés de ter que digitar as respostas, também facilita a tarefa. Isso faz com que a pessoa nem tenha motivo para recusar o preenchimento.

6 – Meça os Resultados

Monitorar os resultados da sua campanha de marketing é a melhor maneira de descobrir como o usuário percebe a sua marca.

Os resultados da sua campanha de marketing são um ótimo modo de avaliar como o público percebe sua marca. Fazer uma avaliação do desempenho das suas ações digitais vai te auxiliar na hora de montar suas estratégias – principalmente num ambiente concorrido como a Internet!

A Digimeta ajuda a sua empresa a oferecer a melhor experiência ao seu cliente. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua empresa a gerar mais negócios!

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