Não aparecer nos canais digitais é praticamente sinônimo de não existir. Mas ter uma presença digital não significa apenas criar um perfil nas redes sociais ou marcar presença em outros canais digitais.
Assim, é essencial fazer bom uso dessas ferramentas para que sua empresa conquiste relevância e a confiança do público! Se você não sabe por onde começar, esse artigo é para você. Continue a leitura e descubra como começar a navegar nesse mar de oportunidades que é a Internet!
Você também pode gostar de ler:
➡️ Coronavírus: o Marketing Digital aliado à crise
➡️ Dicas para fazer a Gestão da sua Marca!
➡️ A Lei de Proteção de Dados no Marketing
1 – Defina sua Marca
A presença digital é uma estratégia fundamental para a construção da marca. Por isso, é importante definir – e deixar claro – a identidade da marca. E isso precisa ser mostrado ao público de forma autêntica e com personalidade.
➡️ Saiba tudo sobre Criação e Gestão de Marca – Blog
No mundo off-line, as informações circulavam de modo devagar e em poucos canais. Dessa forma, não existia o cuidado de uma definição de quem é a marca, o que faz, por que faz e como faz.
Entretanto, diversos estudos já mostram que as mídias tradicionais, como TV, jornal e rádio, não exercem mais o mesmo poder de persuasão de antigamente. As pessoas confiam mais no que leem em blogs e veem nas redes sociais, por exemplo.
E mais: elas já têm a percepção de que os resultados de suas buscas no Google mostram as marcas e pessoas de referência e confiabilidade no assunto pesquisado!
2 – Identifique seu público Online
De nada adianta definir quem é a sua marca se não souber com quem ela se comunica. Ou seja: para que sua presença digital seja eficaz, é importante definir quem as estratégias de comunicação irão atingir.
Você pode começar identificando o seu cliente. Você já o conhece. Use o que você sabe sobre ele para fazer uma personalização do seu cliente ideal – chamamos isso de ‘persona’ no marketing digital. Escolha um nome, idade, profissão, família, gostos pessoais e problemas que enfrenta.
Isso vai facilitar entender quais são as dores do seu cliente e como seu produto ou serviço poderá ajudá-lo. E vai dar uma direção para sua forma de se comunicar com seu público.
Dessa forma, essa persona vai guiar com mais facilidade a definição do seu público no ambiente online. Além disso, essa persona ideal vai te ajudar a entender como seu cliente passa pelo funil de vendas (o caminho que ela percorre até comprar seu produto).
➡️ Entenda o que é o Funil de Vendas – Blog
3 – Tenha um site
Se você ainda não tem um site, saiba que essa ferramenta é essencial para criar uma presença digital eficiente. Ele passa credibilidade para o cliente, além de conter todas as informações que o público precisa saber sobre a empresa e o produto/serviço.
É preciso lembrar que o usuário na Internet tem pressa. Por isso, o site da sua empresa deve contar com alguns requisitos básicos para garantir uma presença digital efetiva! Os principais são: o site precisa ter rápida velocidade de carregamento das páginas, ser otimizado para smartphones e ser simples de navegar.
4 – Cadastre-se no Google Meu Negócio
Você com certeza já precisou de um serviço específico num local (como uma padaria, por exemplo) que você não conhecia nada ou quase nada. E com certeza pesquisou no Google para encontrar a melhor solução próxima da sua localização.
➡️ Veja mais benefícios e como se cadastrar no Google Meu Negócio
(Blog da Digimeta)
Esses resultados são de empresas cadastradas no Google Meu Negócio, uma ferramenta que possibilita que sua empresa apareça de forma gratuita nas buscas do Google. Dessa forma, é importante manter seu cadastro com informações e fotos atualizadas.
Uma estratégia simples, mas que além de fazer seu negócio ter uma presença digital, também possibilita receber avaliações positivas pelo serviço prestado.
5 – Mantenha perfis nas redes sociais mais importantes
Os usuários brasileiros passam muito tempo nas redes sociais. Desse modo, é importante entender cada uma delas e descobrir em qual delas seu público está. Também é necessário refletir que o uso de redes sociais por empresas deve ser diferente do uso pessoal.
De nada vai adiantar só ter o perfil sem alimentá-lo com conteúdo estratégico e que agregue valor ao cliente ou possível cliente. Desse modo, é preciso ter um planejamento de gerenciamento das redes sociais. Sem contar que é fundamental utilizar uma linguagem adequada em cada publicação.
6 – Crie Conteúdo
Ter um site otimizado, com design funcional e excelente velocidade, assim como marcar presença nas redes sociais, não vão ajudar muito se não tiverem conteúdo relevante e de qualidade para seu cliente se informar e engajar.
Assim, não é uma boa estratégia só ficar publicando todas as promoções da sua loja. Afinal, ninguém fica na Internet por causa das propagandas. As pessoas usam a internet para aprender, se entreter, se relacionar com a família e amigos. As propagandas são apenas uma consequência.
Então, para que o usuário acompanhe seu negócio e tenha chances de comprar seu produto no futuro, ele tem que gostar do seu conteúdo. Para isso, nada melhor do que um Blog para publicar conteúdos educativos, curiosidades e também informações sobre seu produto ou serviço. Além de bons textos, não se esqueça de otimizar o conteúdo para que possa aparecer nas buscas do Google!
Já para as redes sociais, o conteúdo deve instigar o engajamento, provocando como reação curtidas, comentários e compartilhamento. Dessa forma, a plataforma da rede social entende que sua página ou perfil é relevante e aumenta seu alcance a mais pessoas.
Como está a presença digital do seu negócio? Se você precisa de uma agência com experiência para se destacar no oceano de marcas presentes na Internet, a Digimeta pode te ajudar.
Somos uma agência de Marketing Digital há mais de 12 anos guiando a presença digital de empresas. Entre em contato e descubra um mar de oportunidades online: